Confira nossas dicas:
Para quem não abre mão do tradicional chocolate, existem algumas opções mais recomendadas:
– Prefira os chocolates com maior teor de cacau, de 70% para cima. O maior teor de cacau confere ao chocolate uma maior propriedade antioxidante, promove a liberação de endorfina e traz aquela sensação de bem-estar.
– Procure os chocolates com menor porcentagem de açúcar e leite optando por versões mais simples, sem recheio ou os trufados. Pois, além de aumentarem a caloria do chocolate, aumentam sua quantidade de gordura.
– Normalmente quanto mais escuros o chocolate, maior a porcentagem de cacau e consequente mais saudável. Evite o chocolate branco, pois seu principal ingrediente é a manteiga de cacau e o cacau propriamente dito só está presente na composição dos chocolates escuros. Por isso, o chocolate branco é mais calórico, tem maior teor de açúcar e gordura e não apresenta os benefícios relacionados aos chocolates ricos em cacau.
– Hoje opções saudáveis não faltam, já existem ovos de Páscoa sem açúcar, sem glúten e sem lactose. Essas opções são especialmente interessantes para pessoas que têm algum tipo de restrição ou intolerância alimentar.
– Além disso o cacau também pode ser substituído por outro ingrediente de sabor semelhante e com propriedades nutricionais bem interessantes: a alfarroba. A Alfarroba é considerada uma vagem, e a sua polpa torrada e moída, serve como base para uma massa parecida com o chocolate. Ela tem mais fibras, boas quantidades de vitaminas e minerais e, quando comparado com o chocolate, tem menos açúcar e menos gordura. E ainda não contém glúten, ingredientes de origem animal e estimulantes como a cafeína e a teobromina que estão presentes no chocolate tradicional.
Por: Fernanda Marques