INGREDIENTES:
MASSA:
1/2 XÍCARA DE FARINHA DE TRIGO
1/2 XÍCARA DE FARINHA DE TRIGO INTEGRAL FINA
50 ML (1 XÍCARA DE CAFÉ) DE ÓLEO
1 COLHER DE CHÁ DE AÇÚCAR MASCAVO OU MEL
MODO DE PREPARO:
PENEIRAR AS FARINHAS E O AÇÚCAR; ACRESCENTAR O ÓLEO, AMASSANDO COM AS MÃOS ATÉ A MISTURA FICAR COMO MIGALHAS DE PÃO. SE NECESSÁRIO, ACRESCENTAR UM POUCO MAIS DE TRIGO (CERCA DE 1 COLHER DE SOPA NO MÁXIMO); ADICIONAR ÁGUA SUFICIENTE PARA OBTER UMA MASSA MACIA (CERCA DE 1 A 2 COLHERES DE SOPA); ABRIR UM SACO PLÁSTICO E COLOCAR A MASSA ENTRE AS DUAS PARTES DO PLÁSTICO; ABRIR A MASSA (ENVOLTA NO PLÁSTICO) COM UM ROLO. DEVERÁ FICAR UMA MASSA FINA;
FORRAR COM A MASSA, UMA FORMA BAIXA DE TORTA (MELHOR AS QUE TEM O FUNDO SOLTO); FURAR A BASE DA MASSA COM UM GARFO E ASSAR EM FORNO MÉDIO POR UNS 15 MINUTOS.
RECHEIO:
6 BANANAS D’ÁGUA BEM MADURAS
1 XÍCARA DE CHÁ RASA DE GELEIA DE DAMASCO (CASEIRA* OU INDUSTRIALIZADA SEM ADITIVOS QUÍMICOS E SEM AÇÚCAR, OU COM FRUTOSE)
*SE FOR CASEIRA, USAR A MESMA RECEITA DA GELEIA DE AMEIXA COM DAMASCO (RECEITA NA APOSTILA DA PRIMAVERA, UTILIZANDO APENAS O DAMASCO – 300G)
MODO DE PREPARO:
CORTAR AS BANANAS EM RODELAS E RESERVAR; LEVAR A GELEIA AO FOGO, ACRESCENTANDO ÁGUA AOS POUCOS (CERCA DE ½ XÍCARA) ATÉ QUE FIQUE TIPO UMA CALDA GROSSA; COLOCAR AS BANANAS E MISTURAR DELICADAMENTE. TAMPAR E DEIXAR EM FOGO BAIXO, ATÉ QUE AS BANANAS FIQUEM COZIDAS.SE NECESSÁRIO, ACRESCENTAR UM POUCO MAIS DE ÁGUA. RECHEAR AS TORTAS, QUANDO A
MASSA E O RECHEIO JÁ ESTIVEREM FRIOS.