Torne o ato de beber água um hábito!

Você bebe quantos copos de água por dia? Não deixe o inverno ou o frio fazer você reduzir o seu consumo! No frio o nosso corpo também precisa de água! Para quem não bebe o suficiente, saiba que este é um hábito que se cria. No início coloque folhas de hortelã ou menta, cravo ou gengibre no fundo da garrafa, para dar um sabor. Crie horários ou momentos para beber água, assim se condiciona. Por exemplo: Sempre ao acordar tome um copo. No lanche da manhã, um a dois copos. À tarde, um a dois copos. E a cada ida ao banheiro para fazer xixi, mais um copo!

O seu corpo agradece! Ajuda a desintoxicar

  • Hidrata a pele e cabelo
  • Ajuda a eliminar o bolo fecal
  • Equilibra os minerais do nosso corpo

OBS: Consulte seu médico se tem alguma contraindicação de aumentar demais o consumo de água!

Procure sempre água de boa qualidade, e se possível, teste a qualidade da água de sua casa.

Muitos sabem que o hábito de beber água é muito saudável. Porém beber os 2 litros indicados por dia não é um hábito tão fácil. Sucos, bebidas industrializadas como refrigerante, são facilmente consumidos no lugar da água, muitas vezes prejudicando o metabolismo. A água atua como protetora do corpo eliminando as toxinas e protegendo contra doenças e pode até aumentar a resistência física. Se você consome pouca água no dia a dia, aqui vão algumas dicas para aumentar a ingesta:

– Para os que preferem uma bebida com mais textura, experimente acrescentar ao seu copo de água frutas fatiadas, amassadas ou mesmo cascas. Assim você terá uma bebida com um leve sabor de fruta e até parte das vitaminas. Algumas opções que caem bem são: abacaxi picado, cascas de laranja ou limão, maçã picada, uvas, carambola ou mesmo ervas como capim cidreira, hortelã, canela em pau e cravo.

– Para os que acham a água sem gosto, uma boa dica é acrescentar suco concentrado de fruta, preferindo sempre as opções sem açúcar e sem exagerar. A proporção ideal é um litro de água para 200ml do suco.

– Para os que gostam de água bem gelada, uma ideia ótima (ainda mais para as crianças), é fazer cubos de gelo com pedaços de frutas dentro. Você pode incrementar bebidas, d
eixando um lindo efeito, além de impressionar convidados e as crianças. E quando o gelo derrete é só comer a fruta. Ótimas opções de frutas são: framboesa, amora, morango, uva, kiwi ou outra fruta de sua preferência.

– Para os fãs de refrigerante, um jeitinho simples de ser mais saudável é acrescentar um pouco de água com gás à água tradicional e completar com o suco concentrado da fruta. A recomendação para um litro de água mineral acrescente dois copos de água com gás e dois copos de suco de fruta.

– Para aliviar o calor, nada melhor do que um chá gelado. Eles são excelentes, pois além de refrescantes são benéficos para a saúde. O chá utilizado vai de acordo com as necessidades pessoas, o chá de hibisco é diurético (ajuda a desinchar), o chá verde é termogênico (ajuda a queimar calorias) e os chás de hortelã e alecrim são digestivos, por exemplo.

Se você ainda não se convenceu, observe:

  • Desvitalização dos cabelos;
  • Descamação do couro cabeludo;
  • Distúrbios de concentração;
  • Sono e memória, com perda da disposição para realização das atividades diárias, em virtude da circulação cerebral por baixa quantidade de água que faz o sangue ficar mais “viscoso” e “grosso”, de circulação mais lenta;
  • Ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas que com baixa umidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, assim tornando-se mais propensos a inflamações e infecções;
  • Conjuntivites;
  • Sinusites;
  • Bronquites;
  • Pneumonias;
  • Lesões da pele com aparecimento de cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e seu acúmulo local;
  • Queda e enfraquecimento dos pêlos;
  • Baixa produção de saliva;
  • Distúrbio no aproveitamento adequado de vitaminas e sais minerais, com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a cãibras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos dentais;
  • Respiração dificultada, por vezes levando à falta de ar, sobretudo nos exercícios físicos;
  • Constipação e por vezes, sangramento retal (devido a fezes ressecadas, endurecidas que lesam o tecido intestinal ao moverem-se em seu interior);
  • Impotência ou disfunções eréteis ou, no caso das mulheres, sangramentos vaginais.

É certo que há água nos alimentos, mesmo os sólidos, mas a complementação da ingestão diária de água deve ser feita, periodicamente, conforme já disposto.

Uma forma de se observar se a quantidade de água é adequada, é observar a cor da urina, que deve ser incolor. Quanto mais forte, pouca ingestão de água está sendo feita.

Vale lembrar que é sempre bom evitar bebidas alcoólicas, ou não alcoólicas, que apesar de serem diuréticas evitam que se beba a água.

Evite também a ingestão de água pelo menos meia hora antes do almoço para não prejudicar a digestão.

Uma curiosidade:

Há trabalhos científicos evidenciando que muitos tratamentos com medicações orais, sobretudo anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal e anti-hipertensivos não alcançam o devido sucesso em virtude da baixa ingestão de água por parte do paciente. Isto se deve tanto à má circulação da substância pelo corpo quanto à má absorção da mesma no intestino, processo este dependente da água como veículo de transporte para a substância.

 

Estamos oferecendo para nossos pacientes o teste dos seus filtros com a empresa HTZ.

CONTATO – Cyro Eduardo Canto e Mello – 21 7866 0637

Se identifique como paciente para fazer o teste.

Aguardamos seu contato.

Flavia Ramos

Precisa de ajuda?