Como o próprio nome diz, o suplemento tem o objetivo de complementar uma dieta e muitas vezes pode até superar a ingestão recomendada diária de determinados nutrientes. Os suplementos viraram a sensação, não só entre atletas, mas também entre os praticantes de atividade física do mundo todo. Pesquisas recentes mostram que o consumo destes produtos dentro de academias tem aumentado consideravelmente e seu uso passou a ser indiscriminado.
Por isso, é necessário entendermos o que cada tipo de suplemento provoca em nosso organismo e, principalmente, consultar um profissional nutricionista para a prescrição dos suplementos de acordo com as necessidades de cada paciente.
Veja alguns tipos de suplementos:
Hipercalóricos: São suplementos que possuem um valor energético alto. Esses suplementos são compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, ou seja, aminoácidos que não produzimos no nosso organismo.
Suplementos Hiperproteicos/aminoácidos: São suplementos proteicos. Possuem compostos de aminoácidos essenciais ao nosso organismo que ajudam na formação de músculos.
Suplementos Termogênicos: Ajudam no aumento do metabolismo. Contribuem na perda de peso e gordura corporal.
Suplementos Antioxidantes: Rico em nutrientes antioxidantes auxiliam na limpeza do organismo. Quem pratica muita atividade física acaba liberando muitos radicais livres no organismo que são responsáveis pelo envelhecimento precoce ou mesmo que levam a doenças como o câncer. Esses antioxidantes ajudam na eliminação dos radicais livres.
Suplementos Polivitamínicos e Minerais: Para pessoas que necessitam complementar vitaminas e minerais do dia a dia.
Suplementos Hormonais: São substâncias que estimulam a produção de hormônios sendo sempre necessário um acompanhamento médico para avaliar a necessidade de utilizá-los.
Sabendo sobre a função dos suplementos, todos os atletas e esportistas podem manter um bom rendimento com segurança, através do uso adequado e orientado por profissionais especialistas. Isso trará melhores resultados no controle de peso corporal, ganho de massa muscular e melhora no desempenho. O uso de suplementos é uma conduta posterior à adequação da dieta de acordo com as necessidades individuais.
Porém, fica um alerta. Os estudos sobre o uso contínuo de determinados suplementos ainda são escassos. Em alguns casos, pouca ou nenhuma informação é disponível sobre os ingredientes dos suplementos e seu efeito em praticantes de atividade física e não atletas. Em outros, os níveis de dosagens dos ingredientes listados não são fornecidos, ou as dosagem sugeridas são extremamente altas.
Desta forma, torna-se necessário refletir sobre a importância da atuação do nutricionista na área esportiva. O avanço na inserção do profissional nutricionista em diversos campos da saúde no Brasil faz parte de uma nova perspectiva sobre a promoção da vida saudável, na qual a alimentação adequada exerce papel essencial, juntamente com a atividade física.
Por Fernanda Marques