Toma medicamento para isso há muito tempo?
Sabia que isso dificulta na perda de peso? Que aumenta risco de doenças como câncer, atrapalha a fertilização etc.?
Saiba um pouco mais sobre isso!!
O Refluxo gastresofágico tem sido cada vez mais comum e tenho recebido semanalmente diversos pacientes no consultório com sintomas de azia, má digestão, refluxo… As pessoas acabam ingerindo muitos antiácidos por conta própria, o que não é recomendado, aumentando risco de Alzheimer e outras doenças pelo excesso de alumínio, ou usam por tempo indeterminado, medicações protetoras do estômago, que acabam tendo diversos efeitos colaterais se usadas a médio ou longo prazo. Sendo assim precisamos cuidar da alimentação, prevenir, tratar, para aos poucos conseguir reduzir e parar esta medicação (com orientação médica) sem ter sintoma e tendo todos os outros benefícios de uma alimentação saudável. Para isso precisa trabalhar numa mudança de hábito alimentar!!
Sendo assim vejam as nossas dicas nutricionais:
As causas podem ser diversas, como excesso de medicamentos, estresse, má alimentação, alimentação mal fracionada, excesso de acidez, falta de mastigação, comer rápido demais, consumir excesso de produtos artificiais, industrializados, corantes, conservantes e gorduras. E até mesmo hábitos saudáveis excessivos e sem orientação personalizada, como às vezes o consumo de FIBRAS na alimentação, de alimentos cítricos ou intolerâncias alimentares específicas, que não foram identificadas ainda e que foram desenvolvidas pelo consumo repetitivo de certos alimentos, mesmo que saudáveis.
Isso nos prova os princípios básicos da alimentação: devemos ter uma alimentação variada, não só para pegarmos todo o complexo mundo dos nutrientes, como para não ter excessos que tanto podem nos fazer mal. Se não gosta de comer uma coisa a cada dia, tudo bem, mas veja com seu nutricionista pelo menos 3 opções que te agradam, dentro dos seus hábitos e limitações e varie nestas 3 em cada refeição!!
Como tratar?
Para o saber como tratar o refluxo você vai precisar avaliar se a quantidade de FIBRA que come está pouca ou muita. Se estiver pouca, precisa aumentar o consumo de vegetais, frutas, grãos e cereais. Mas sempre aumentando bem o consumo de ÁGUA, senão, esta fibra acaba irritando mais o seu estômago. Caso esteja em exagero, precisará reduzir o consumo de fibras para que estas não irritem ainda mais o seu estômago ou intestino irritado. Em caso de crises de Refluxo muitas vezes precisamos tirar todos os alimentos CRUS, GRÃOS, SEMENTES, CASCAS DAS FRUTAS, CÍTRICOS E ÁCIDOS, ALÉM DE TUDO QUE FOR MUITO GORDUROSOS E INDUSTRIALIZADO. Esta restrição das fibras normalmente é temporária, esta deve ser abrandada, cozida, mas não totalmente retirada para não prejudicar o Intestino.
Para o estômago, caso não tenha sensibilidade, muitas vezes é interessante tomar ÁGUA MORNA COM LIMÃO EM JEJUM para alcalinizar o sangue, preferir o consumo das ÁGUAS ALCALINAS e usar algum PROBIÓTICO diariamente, seja na forma do QUEFIR ou industrializado conforme prescrição.
Condutas Básicas
Mas é superimportante ter uma flora adequada neste momento de refluxo. E, além disso tudo não podemos esquecer das CONDUTAS BÁSICAS: NÃO DEITAR LOGO APÓS COMER, EVITAR LÍQUIDO NAS REFEIÇÕES. MASTIGAR MÍNIMO 10 VEZES CADA GARFADA (IDEAL 20-30), COMER EM AMBIENTES MAIS CALMOS, EVITAR GORDURAS, CÍTRICOS, ÁCIDOS, CAFEÍNA, IRRITANTES DE MUCOSA.
(CHOCOLATE, CHÁ VERDE, MATE, REFRINGENTES ESCUROS.) OU SEJA, NEM SEMPRE O QUE É BOM PARA UMA PESSOA É BOA PARA OUTRA!! Não copie a orientação do amigo ou pegue informações aleatórias na internet, pois, pode acabar prejudicando muita a sua saúde!! Às vezes, faz achando que esta sendo saudável e acaba atacando o seu estômago ou intestino!!
Busque orientação personalizada com um NUTRICIONISTA.
Espero que estas dicas já tenham ajudado!!
Gostaria de um cardápio personalizado que funcione de acordo com a sua rotina e preferências, desde dicas de organização a reaproveitamento dos alimentos? Baixe agora o nosso ebook clicando na imagem abaixo:
Até breve
Flavia Ramos
CRN: 991002440