O controle do peso corporal não está apenas relacionado a questões estéticas: trata-se de saúde! Além de prejudicar e desequilibrar o funcionamento do organismo o sobrepeso e a obesidade também afetam a autoestima e as relações sociais.
A última pesquisa do Ministério da Saúde mostra que os índices dessas doenças estabilizaram no Brasil, mas muitas pessoas ainda estão com o peso acima dos padrões saudáveis.
O estudo foi realizado nas capitais do país e constatou que 1 em cada 5 pessoas está obesa e mais da metade da população (54%) está com sobrepeso.
Diferença entre sobrepeso e obesidade
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a qualidade do peso através do Índice de Massa Corporal (IMC). O cálculo é simples, basta dividir o peso pela altura ao quadrado. Por exemplo: Uma pessoa com 56 Kg e 1,65 m de altura faria a seguinte conta: 56 ÷ (1,65 x 1,65) = 20,6.
Podemos dizer que o sobrepeso é um estágio anterior à obesidade e que deve despertar o sinal de alerta. Já a obesidade pode ser de três graus diferentes, e quanto maior a classificação mais prejuízos à saúde. Veja a tabela de classificação segundo o IMC:
Vale lembrar que os resultados dão uma ideia geral e não devem ser aplicados a atletas, crianças e idosos. O ideal é procurar um profissional de medicina ou nutrição para uma avaliação física completa e detalhada, considerando peso, medidas, composição corporal, índices de gordura e dobras cutâneas; além de levar em conta questões genéticas, metabólicas, histórico alimentar e de peso, etc.
Doenças associadas ao excesso de peso
O excesso de peso é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversas doenças, principalmente as que afetam o sistema cardiovascular (coração, veias e artérias), responsável pela circulação sanguínea. Entre os principais problemas de saúde associados ao sobrepeso e obesidade podemos citar:
Hipertensão: é um problema crônico que se não tratado corretamente pode ocasionar doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. É caracterizada quando acima de 14/9 e é grave quando está acima de 18/12.
Diabetes: ocorre quando há pouca produção de insulina ou baixa absorção da mesma no organismo. Os tipos mais comuns são: Diabetes tipo 1, tipo 2, pré-diabetes e diabetes gestacional.
Osteoartrite: é uma condição que causa o desgaste da cartilagem, tecido responsável pela proteção das articulações.
Câncer: segundo a OMS há 14 tipos de câncer cujo risco aumenta em pessoas acima do peso. São eles: câncer de mama, cólon, reto, útero, vesícula biliar, rim, fígado, mieloma múltiplo, esôfago, ovário, pâncreas, próstata, estômago e tireoide.
Síndrome metabólica: é uma associação de vários problemas, incluindo a hipertensão arterial, os níveis elevados de açúcar no sangue, o excesso de gordura abdominal e também os níveis de colesterol anormais. Os riscos de acontecer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral de tornam mais altos.
Apneia do sono: distúrbio grave do sono onde acontece a interrupção da respiração diversas vezes durante o repouso. Ocasiona ronco alto e sensação de cansaço mesmo após longas horas dormindo.
Esteatose hepática: é o acúmulo de gordura no fígado, pode ser alcoólica, causada por consumo excessivo de bebidas ou não alcoólica, causada por hábitos alimentares e estilo de vida incorretos.
Também há estudos sobre o impacto da obesidade com doenças psicológicas como depressão, estresse e transtornos de ansiedade.
Emagreça com saúde!
Pode parecer difícil, mas é totalmente possível perder peso de forma saudável, recuperando a saúde e a autoestima. O primeiro passo é mudar o estilo de vida e adotar hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e práticas de exercícios físicos.
Não existe uma fórmula mágica! É necessário organizar a rotina, reduzir o consumo de açúcar, priorizar alimentos naturais e cuidar da mente, pois ela é o carro chefe para qualquer mudança.
Se precisar de ajuda profissional a Clínica Flavia Ramos conta com uma equipe de diferentes profissionais capacitados e dispostos a dar todo o suporte necessário para sua nutrição e saúde.
E-book como emagrecer para o verão e para a vida!
Beijos!
Flavia Ramos e Equipe