Os benefícios da avaliação física

Quando uma pessoa começa a se exercitar, é preciso seguir algumas etapas. E um dos primeiros passos é a avaliação física.

Juntamente com seus exames médicos, a avaliação física consiste em um exame completo do seu estado físico e condições de saúde. Além disso, problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, podem influenciar a elaboração do programa de treinamento. Por isso, sua realização é muito importante!

A avaliação mede a aptidão física da pessoa. Isso quer dizer que ela mostra se a pessoa está ou não apta a realizar a atividade física desejada. Normalmente, a avaliação física é composta por quatro partes:

ANAMNESE: é a parte teórica da avaliação. Consiste em uma entrevista para identificar o histórico pessoal da pessoa, seus problemas de saúde, uso de medicamentos, histórico familiar, dentre outros.

ANTROPOMETRIA: exame para conhecer as medidas e composição corporal da pessoa. Peso, altura, perimetria são medidos através do compasso de dobras.

ANÁLISE POSTURAL: é feita para identificar possíveis desvios na coluna vertebral.

TESTE CARDIORRESPIRATÓRIO: é a parte física da avaliação. É o famoso teste da esteira, ou bicicleta, que vai determinar a frequência cardíaca adequada ao condicionamento físico.

Ela possui muitas vantagens! Permite a elaboração de um treino totalmente personalizado, voltado para seus objetivos. Além disso, ela pode ser uma grande fonte de motivação. É uma forma de te ajudar a superar desafios e criar novas metas e objetivos. É importante esclarecer que a avaliação física deve ser feita periodicamente. Assim, outra fonte de motivação é acompanhar a sua evolução. E não é só isso. Através da reavaliação, o profissional pode mudar seu treino e adequá-lo à sua nova realidade.

Antes de realizar a avaliação física, aqui vão algumas dicas:

  • Leve todos os exames médicos que você possui.
  • Realize a avaliação somente com um profissional competente e de confiança.
  • Respeite os limites do seu corpo.
  • Se aqueça antes da parte física. Assim, você evita lesões e pode ter um melhor rendimento.

 

E aí, qual foi a última vez que você fez uma avaliação física?

Precisa de ajuda?