Hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para o controle e a prevenção do aparecimento das complicações relacionadas ao diabetes, por isso, siga as seguintes orientações:
- Substitua o açúcar (branco ou mascavo ou cristal) pelo adoçante. Procurar o mais indicado para o seu caso.
- Não consuma alimentos que contenham açúcar ou MEL como doces, balas, bolos, sorvetes, refrigerantes, melados, caldo de cana, rapadura, geléia comum, chocolate, etc. Eventualmente, se o fizer, procure os dietéticos.
- Atenção para a diferença entre produtos DIET e LIGHT. Os produtos DIET não contêm açúcar e os LIGHT podem conter ou não açúcar, por isso preste atenção aos rótulos dos alimentos.
- Os produtos DIET não devem ser usados à vontade, pois apesar de não conter açúcar, eles podem conter gordura, que se utilizada em excesso é prejudicial ao organismo. Observe o rótulo e procure orientação da nutricionista.
- Procure não “pular” nenhuma refeição, fazê-las em horários regulares, e não “beliscar” entre elas. Não substituir as refeições por lanches. E atenção para as quantidades e qualidade dos alimentos. Observar lista de substituição.
- Evite consumir na mesma refeição batata, batata doce, aipim, inhame ou massas, junto ao arroz. Caso seja necessário reduza a quantidade de arroz ou substitua-o.
- Inclua diariamente na sua alimentação frutas, legumes e vegetais crus, cereais integrais pois eles contêm fibras que ajudam a diminuir a taxa de glicose no sangue.
- Todas as frutas podem ser consumidas desde que sejam utilizadas em pequenas porções divididas ao longo do dia ou de acordo com o seu planejamento alimentar. (em média 3 – 4 porções de fruta por dia).
EVITE:
- Bebidas alcoólicas e fumo.
- Frituras preferindo os alimentos cozidos, assados ou grelhados.
- Alimentos gordurosos (carnes gordas, molhos cremosos, maionese, leite condensado, creme de leite, embutidos, sorvetes cremosos, queijos amarelos, leite integral e etc…),
- Não abuse do sal, pois pode levar ao aumento de sua pressão arterial.
PREFIRA:
- Prefira as carnes brancas
- Use os condimentos naturais: limão, vinagre, cebola, alho, cheiro verde, salsão, coentro, tomate, mostarda, louro, pimentão, orégano, erva doce, noz moscada, cravo e canela.
- Ingerir bastante líquido (no mínimo 08 copos por dia ). Importante para evitar a desidratação e manter o seu corpo em equilíbrio.
- Mantenha-se no seu peso ideal, evitando a obesidade. Controle a sua pressão arterial regularmente.
- Se possível, fazer exercícios moderadamente. Que tal uma caminhada?
DICAS:
- A hipoglicemia é a queda excessiva de açúcar no sangue. Pode ser causada por: excesso de exercício físico, irregularidade do horário ou falta de uma das refeições; baixa ingestão de alimentos, vômitos ou diarréia, administração de altas doses de insulina ou a ingestão de quantidade elevada de hipoglicemiantes orais, e consumo de bebidas alcóolicas.
- Os sintomas da hipoglicemia são: fome repentina, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, pele fria polida e úmida, visão turva ou dupla, dor de cabeça, dormência nos lábios e língua, irritabilidade, desorientação, mudança de comportamento, convulsões e perda da consciência.
- Não se esqueça dos cuidados com os pés. Use sempre calçado adequado e confortável.
- Pacientes insulino dependentes devem ajustar o horário e as quantidades de alimentos ao seu esquema de insulina.
- Consulte regularmente o seu nutricionista e o seu médico e faça exames periódicos para acompanhar o desenvolvimento da doença e evitar assim as complicações relacionadas à ela.
SORRIA: O BOM HUMOR FAZ BEM A SAÚDE!
NUTRIÇÃO ADEQUADA É VIDA PROLONGADA!