A importância dos alimentos antioxidantes para o nosso organismo

Os antioxidantes são capazes de combater os radicais livres, manter a saúde da pele, retardar o envelhecimento e prevenir doenças. Não à toa, vamos falar sobre eles hoje!

Antioxidantes são substâncias que evitam a formação de radicais livres no nosso organismo. Porém, antes de falarmos sobre eles, precisamos entender o que são os radicais livres. A queima de oxigênio libera moléculas de radicais livres, que são instáveis e possuem um elétron com carga negativa. Por isso, se associam rapidamente às moléculas com carga positiva, podendo reagir e oxidar.

As nossas células já estão acostumadas aos radicais livres. Nossas enzimas “consertam” a maioria dos danos causados pela oxidação. Porém, esse processo pode danificar as células saudáveis do nosso corpo quando há radicais livres demais no nosso organismo.

Além das reações químicas, fatores externos também podem aumentar a quantidade de radicais livres no nosso organismo. Cigarro, poluição ambiental, álcool, estresse e o alto consumo de gorduras saturadas são só alguns exemplos. E, quanto mais tempo a pessoa fica exposta a esses fatores, maior o risco de surgirem células cancerígenas.

O sistema imunológico também fica enfraquecido, fazendo com que o organismo envelheça mais rapidamente, a pele fique manchada ou apresente rugas precoces. Até mesmo doenças como catarata, artrite, arteriosclerose, enfisemas, acidentes vasculares cerebrais, reumatismo, Mal de Alzheimer e Doença de Parkinson também vêm sendo relacionadas à alta quantidade desses radicais no organismo.

Aí entram os antioxidantes. São substâncias capazes de regular a formação dos radicais livres no corpo e, assim, combatem o envelhecimento precoce e o surgimento de várias doenças. Os alimentos são a melhor fonte de antioxidantes naturais. Uma alimentação rica em frutas, vegetais e grãos oferece para o corpo os antioxidantes necessários.

Por isso, que tal inserir alguns alimentos na sua dieta? São eles:

Vitamina A: abóbora, batata doce, brócolis, cenoura, damasco seco e melão;

Vitamina C: frutas cítricas e vegetais verdes, como acerola, brócolis, caju, couve, kiwi, laranja, lima, limão, morango e tomate;

Vitamina E: a fonte mais importante é o gérmen de trigo, mas também pode ser encontrada em amêndoas, castanhas-do-pará, gemas, legumes, vegetais folhosos e óleos de algodão, arroz, girassol, milho e soja;

Zinco: aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite e nozes;

Selênio: aves, carnes, frutos do mar, fígado e castanha-do-pará;

Bioflavonóides: frutas cítricas e uvas vermelhas ou escuras.

 

Aqui no site, temos várias receitas que contém esses alimentos! Dê uma olhada!

http://www.flaviaramos.com.br/categorias/receitas/ 

Precisa de ajuda?