A Fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar, normalmentre causada por microtraumas de repetição. Segundo Carvalho et al (2003), as forças de tração durante a fase de apoio na marcha levam ao processo inflamatório, que resulta em fibrose e degeneração.
Para Whiting et al (2001), a doença é acelerada ou agravada pela falta de flexibilidade, como na retração do tendão calcanear, pelo excesso de treinamento, fadiga, inextensibilidade fascial e mecânica precária.
Na corrida, o uso do calçado inapropriado também é um dos fatores que pode levar a fascite plantar.
Seu principal sintoma é a dor localizada no calcaneo ao realizar o apoio matinal, ao anoitecer ou após a corrida. A dor, em geral, é de intensidade moderada à grave.
Segundo Zanon et al (2006), o alongamento específico é bastante eficaz no tratamento da fascite plantar, podendo reduzir em 50% a dor crônica.
Existe ainda um tratamento com ondas de choque (TOC), que segundo especialistas, apresentam bastante melhora. Porém é um tratamento caro e a sua eficácia ainda não foi comprovada.
O uso de palmilha também ajudará bastante no tratamento.
O ideal que sejam realizados exercícios de alongamento, para a fáscia e para a musculatura posterior da perna. Dessa forma reduzirá a dor plantar e haverá melhora funcional na fascite plantar.
Por Simone Pinheiro
Profa Esp Ed Física e Fta Esp
Fonte: ZANON, R.G.; BRASIL, A.K.; IMAMURA, M. Ultrasom Continuo no Tratamento da Fascite Plantar Crônica,.Acta Ortop Bras, 14 (3), 2006, p.137 – 140