A Páscoa chegou e com as comemorações as saídas da dieta são mais frequentes. Comidinhas típicas, gostosas, doces ainda mais saborosos como o tradicional chocolate e aquela vontade de confraternizar à mesa. Comeu demais e agora quer recuperar? Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:
1º- Beba água. A água funciona como um verdadeiro “purificador”. Ela acelera a eliminação de excessos que o seu corpo acumula, além de hidratar o corpo, ela ainda auxilia no funcionamento do intestino e dá aquela sensação de saciedade, pois faz volume no estômago e ocupa esse espaço. Também são encontrados na água alguns minerais como magnésio e cálcio. Então, uma excelente opção é substituir bebidas ricas em açúcar por água.
2º- Alimentos “Detox”. Os chamados alimentos “Detox” auxiliam na detoxificação principalmente naqueles períodos em que o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcar foi exagerado. Eles ajudam também no funcionamento intestinal e evitam o acumulo de gordura corporal.
Alguns alimentos que podem auxiliar na eliminação de toxinas e proteção do organismo são:
- Alho: anti-inflamatório natural, protege e limpa o organismo.
- Verduras frescas: eliminam toxinas.
- Limão: ajuda o corpo a livrar-se de impurezas e alcaliniza o organismo.
- Maçã: auxilia na eliminação de toxinas.
- Gengibre: antioxidante e termogênico.
- Chá verde: diurético, termogênico e também auxilia na eliminação de toxinas.
3º- Exercício físico. Mesmo naqueles momentos que você não está muito disposto, o exercício físico é um excelente aliado. Não precisa necessariamente ir à academia. Limpe a casa mais disposto, leve o cão a passear, prefira as escadas ao elevador, dê uma volta à pé ou de bicicleta contemplando a paisagem, dance ao som da sua música preferida. Tudo isso ajudará não só no gasto calórico como também na eliminação de substâncias indesejadas como o álcool, por exemplo.
4º- Descanse. Dormir 8 horas por noite muitas vezes não é possível, então lembre-se sempre que a melhor maneira do corpo responder ao que lhe pede é tirar um tempo para colocar o sono em dia. Durante o sono muita coisa acontece, hormônios são produzidos, seu corpo relaxa, sua mente descansa e um corpo bem repousado é um corpo apto à realizar melhor as atividades diárias.
5º- Evite determinados alimentos. Alimentos com açúcar, farinha branca, sal em excesso, defumados, bebidas alcóolicas, alimentos industrializadas não são aconselháveis para o consumo diário e principalmente em situações em que queremos dar um descanso ao nosso organismo e eliminar substâncias indesejáveis.
Lembre-se sempre que estas são dicas gerais. Consulte sempre um profissional para um planejamento alimentar individualizado e maiores informações.