O perigo das dietas para emagrecer rápido

Com a proximidade do verão muita gente que descuidou da alimentação ao longo do ano costuma correr atrás do prejuízo procurando uma dieta para emagrecer rápido. Mas essa é a melhor opção?

A internet está cheia de informações distorcidas e dietas da moda, porém, sem a orientação de um profissional essa tentativa de perder peso pode prejudicar a saúde.

Vale a pena fazer dieta para emagrecer rápido?

O primeiro passo de quem quer emagrecer para o verão é entender que alimentação saudável não deve ser só por um período, mas para a vida! Cada organismo tem sua própria maneira de reagir às mudanças na alimentação e estilo de vida, e velocidade não é sinônimo de qualidade.

Geralmente as dietas para emagrecer rápido são muito restritivas, o que leva a uma dificuldade na adaptação de corpo e mente. Diferente do que ocorre num processo de reeducação alimentar, que é mais gradual e consciente, as dietas milagrosas são muito bruscas e podem gerar problemas como:

Tudo isso pode ser decorrente de deficiência nutricional, principalmente quando alguns grupos alimentares são proibidos.

Outra questão sempre presente nesses casos é a dificuldade de manter uma constância. Dificilmente alguém consegue sustentar o radicalismo por muito tempo, e isso pode levar a episódios de compulsão seguidos de frustração.

Dicas para perder peso sem perder a saúde!

A melhor forma de fazer isso é com orientação e acompanhamento de um profissional. Essas dicas podem te ajudar:

1 – Mesmo que você esteja correndo contra o tempo, desacelere! Estresse e ansiedade prejudicam (e muito) o processo de emagrecimento porque afetam o metabolismo, sono e equilíbrio hormonal, todos fundamentais para a perda de peso.

2 – Cuide da sua saúde mental! Não é raro que frustrações, emoções e sentimentos negativos sejam “transferidos” para a comida como uma rota de fuga, gerando ganho de peso.

3 – Estabeleça metas graduais e possíveis. É mais fácil manter a motivação quando pensamos em escalas. Por exemplo: o objetivo de perder 750g por semana parece mais alcançável do que perder 3Kg no mês, mas o resultado é o mesmo.

4 – Já diz a sabedoria popular: uma passo de cada vez! Além de traçar metas, é importante também definir ações de forma gradual. Uma boa dica é mudar um hábito por dia ao longo da semana (beber mais água, começar os exercícios, parar de tomar refrigerante, comer menos doce, etc) ao invés de querer fazer tudo na segunda-feira.

“Toda longa caminhada começa com o primeiro passo.”

Gostaria de descobrir como emagrecer para o verão, desde receitas práticas a dicas de exercícios? Baixe agora o nosso ebook clicando na imagem abaixo:

banner_dicas_emagrecer

Precisa de ajuda?