Entre dezembro e março estaremos na estação mais esperada do ano pelos cariocas: o verão! Nestes poucos dias que faltam, muita gente corre querendo emagrecer para o verão 2021, mas será que ainda dá tempo?
Perder aqueles quilinhos a mais, fazer as pazes com o próprio corpo e estar de bem consigo mesmo para curtir a praia, piscina, passeios, etc pode fazer toda diferença na hora de curtir esses 90 dias de sol e calor.
Mas, apesar de dezembro já estar batendo à nossa porta, ainda dá tempo de mudar alguns hábitos e fazer escolhas que vão melhorar não só a aparência, mas principalmente a saúde.
Verão 2021: sua mudança começa agora!
Emagrecer, seja para o verão 2021 ou para a vida, requer disciplina e paciência. O emagrecimento não é uma “mágica” como prometem muitas dietas da moda, sim o resultado de um estilo de vida saudável.
É muito importante mudar alguns hábitos que incluem a reeducação alimentar, a prática de exercícios e a escolha de alimentos e bebidas de forma consciente.
Estabeleça metas, começando por pequenos passos. Você pode trocar os refrigerantes por sucos naturais sem açúcar ou água saborizada, por exemplo. Substituir aquela doce da sobremesa por uma fruta também é uma boa ideia.
5 dicas gerais para o verão 2021
1. Distribua as refeições regularmente ao longo do dia
Coma nos horários que seu corpo pede, respeitando a fome e saciedade. Cada um tem seu ritmo metabólico…Regule os horários de acordo com a sua rotina e necessidade, mas siga a mesma lógica. Não faça bagunça no seu metabolismo!
2. Beba muita água
A hidratação é fundamental para manter o organismo funcionando de forma saudável. Recomenda-se consumir pelo menos 2 litros de água por dia, mas com o calorão a necessidade pode ser maior.
3. Evite comidas “pesadas”, gordurosas e frituras
Além de não serem opções saudáveis, no calor esses alimentos podem causar mal-estar e má digestão, pois a temperatura corporal aumenta, exigindo muito do nosso sistema digestivo.
4. Reduza o consumo de sal
O cloreto de sódio presente no sal de cozinha aumenta a retenção de líquidos no organismo e também pode aumentar a pressão arterial.
5. Pratique exercícios físicos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, ou seja: 30 minutos por dia, se você se exercitar se segunda a sexta.
Aposte nas frutas, legumes e verduras
Num país tropical como o nosso, com tantas variedades de frutas, legumes e verduras é muito fácil incluir estes alimentos na alimentação diária.
Refeições coloridas com saladas cruas e frutas in natura fazem muito bem à saúde, fornecem vitaminas e nutrientes, proporcionam uma melhor digestão e ajudam a equilibrar o metabolismo.
Confira abaixo alguns vegetais que estarão em safra durante o verão e seus benefícios para a saúde:
*Cebola roxa: é rica em vitamina A, B, B2, B3, C, ferro, cálcio, potássio, fósforo, magnésio, sódio e silício. Auxilia no controle do colesterol e é uma ótima fonte de flavonóides.
*Tomate: é rico em vitamina C, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico. Possui características diuréticas e colabora com a prevenção do câncer de próstata devido ao seu alto teor de licopeno.
*Pimentão: o vermelho possui maior concentração de zinco e vitamina A, o amarelo de vitamina C, assim como o verde, porém em menor quantidade. Em todas as versões eles possuem muito antioxidante. De modo geral ele fortalece o sistema imunológico, contribui com a prevenção do câncer, combate o envelhecimento precoce, entre outros.
*Limão taiti: é uma fonte rica de vitamina C, obviamente, mas também possui cálcio, ácido fólico, vitamina B5, vitamina B3, vitamina B1 e B2, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco. Ele possui função antibactericida e antiviral. E por possuir pectina, que dá sensação de saciedade, influencia no emagrecimento.
*Coco verde: é rico em em fibras, vitaminas B e C, minerais e oligoelementos, como o potássio e o fósforo. É um poderoso antimicrobiano, antioxidante, anti-hipertensivo e anti-inflamatório.
*Caju: é rico em vitamina C, cálcio, selênio, fósforo e ferro. Os nutrientes contidos nele podem reforçar a queima calórica, equilibram o colesterol, fortalece dentes e ossos e aumentam o sistema imunológico.
*Acerola: possui alta concentração de vitamina C, além das vitaminas A, B1, B6 e também ferro, fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Ela é um excelente antioxidante, combate a anemia, além de fortalecer os ossos.
*Jiló: possui concentração em vitaminas A, B e C, além de minerais, cálcio, ferro e magnésio. Tem alto poder no combate ao colesterol e também é fonte de flavonóides.
*Beterraba: rica em potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, B6 e C, ácido fólico, carboidratos, proteínas, antioxidantes e fibras solúveis ela é ótima para regular a pressão arterial, para prevenir doenças mentais, diminuir as chances de doenças cardíacas e melhorar a saúde digestiva.
*Abacaxi: é rico em água, vitaminas, sais minerais e fibras. Ele auxilia na perda de peso, ajuda a amenizar as dores pós treino, influencia no ganho de massa muscular e melhora a aparência da pele e do cabelo.
*Abóbora: excelente fonte de betacaroteno, vitamina C, vitamina E, além de ser rica em fibras e fonte de cálcio, ferro, fósforo e potássio. Ela reduz o risco de certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, derrames e problemas nos olhos, como a catarata.
Gostaria de descobrir como emagrecer para o verão, desde receitas práticas a dicas de exercícios? Baixe agora o nosso ebook clicando na imagem abaixo: