O câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, porém, se detectado precocemente as chances de cura são altas.
Homens de todas as idades podem desenvolver o câncer de próstata, mas sua incidência é maior a partir dos 50 anos. Para aqueles que apresentam casos na família (pai ou irmão), as chances aumentam. Hábitos alimentares e estilo de vida também favorecem o desenvolvimento da doença.
Portanto, é fundamental que homens a partir dos 45 anos realizem anualmente os exames preventivos, tenha uma alimentação mais saudável com ingestão de legumes, frutas, verduras, fibras, cereais integrais, aumente a ingesta hídrica e evite alimentos industrializados, embutidos, frituras e gorduras. Junto a isso, praticar algum tipo de atividade física.
Segundo estudos realizados, o exercício é capaz de reduzir a expressão dos genes que estão relacionados com a proliferação do câncer.
Seguem alguns alimentos que são benéficos para a saúde do homem:
Cenoura: Rica em fibras, têm precursores de vitamina A que são poderosos antioxidantes. Além disso, elas são ricas no composto chamado falcarinol. Estudos demonstram que essa substância ajuda a prevenir diversos tipos de câncer.
Tomates: Rico em licopeno, um poderoso antioxidante. Em uma revisão de 21 estudos científicos, pesquisadores observaram que homens que comem tomate cru ou cozido têm menos chances de desenvolver câncer de próstata em relação aqueles que não comem tomate com frequência.
Brócolis: Um estudo canadense mostrou que homens que comem brócolis e couve-flor têm menos chance de desenvolver a forma agressiva do câncer de próstata. Pesquisadores pensam que o composto sulfurofano é o responsável por matar células malignas, preservando as células saudáveis.
Romã: Essa fruta, sobretudo o suco de romã, tem demonstrado ser eficaz na prevenção do câncer de próstata. Estudos apontam que a romã ajuda a reduzir o aumento do PSA (antígeno prostático específico) e reduz também a recorrência de aparecimento da doença após primeiro tratamento. Pesquisadores imaginam que os compostos elagitaninos sejam os responsáveis pelo poder benéfico.
Leguminosas: Alimentos como soja, feijão, amendoim e lentilhas são ricos em fitoestrógenos, como a isoflavona. Estes ajudam a combater células malignas de câncer. Dois trabalhos científicos de revisão encontraram redução de 30% de risco de desenvolvimento de câncer de próstata em homens que consumiam soja. Além disso, houve redução de 12% dos níveis de PSA comparados com pacientes que comeram trigo.
Chá verde: Estudos na população asiática, onde o chá verde é amplamente consumido, mostram que há menor incidência de câncer de próstata. Pesquisadores acreditam que o alto conteúdo de antioxidantes e polifenóis ajuda a combater o aparecimento da doença.
Salmão: Rico em ômega-3, este auxilia o organismo a “lutar” contra inflamações e mantem a saúde do sistema imune. Outras importantes fontes de ômega-3 são sardinhas, atum e grãos.
Mudem seus hábitos agora mesmo, previnam-se!!!!
Fontes:
http://www.cienciainforma.com.br/index.php
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/orientacoes-gerais-para-cuidar-da-saude/3076/70/
http://www.criasaude.com.br/noticias/alimentos-que-combatem-o-cancer-de-prostata-00062.html