Dicas de Chocolate

CHOCOLATE
DIFÍCIL NÃO GOSTAR….

 

O bom é que agora o chocolate deixou de ser o vilão das dietas, podendo fazer parte de um programa alimentar e estilo de vida saudável quando usado com moderação. Gera prazer, é fonte de energia e traz inúmeros benefícios para a saúde.

Ele é obtido a partir de derivados do cacau que é um fruto popular proveniente da América Central e do Sul e produzido pelo cacaueiro. A partir deste fruto são produzidos o cacau em pó, o chocolate e a manteiga de cacau. O chocolate historicamente, sempre foi apreciado como um alimento de alto teor calórico para aumentar a energia, em especial, de atletas e soldados, mas atualmente pesquisas têm mostrado outros efeitos funcionais de alguns componentes do cacau.

Seus benefícios estão relacionados à quantidade de cacau, um composto rico em flavonoides (antioxidantes) que ajuda a proteger a saúde do corpo e em especial a do coração. Quanto maior a proporção, maiores são os benefícios, maior saciedade e intensidade do sabor. É necessário atenção à adição de leite em pó, gordura hidrogenada, açúcar, conservantes e corantes, que podem comprometer os benefícios dessa iguaria….

Dentre os diversos benefícios temos:

  • Fonte energética
  • Fonte de prazer e bem-estar
  • Ação antioxidante, prevenindo a formação de radicais livres e proteção do DNA das células
  • Propriedades anti-inflamatórias
  • Atividade cardioprotetora
  • Prevenção do câncer
  • Efeito vasodilatador

 

Hoje em dia, além dos benefícios do cacau, os chocolates também estão sendo enriquecidos com outras “substâncias”, como suplementos, vitaminas, minerais e alimentos funcionais, como: whey protein, D-ribose, BCAA, colágeno hidrolisado, óleo de coco (TCM), cranberry, pimentas, cúrcuma. O que aumenta ainda mais seus benefícios.

Dentre os tipos mais comuns temos o:

Chocolate amargo, possui maior concentração de cacau (antioxidante) e uma menor quantidade de açúcar, leite e gorduras saturadas. Sendo o mais saudável.

Chocolate preto, contém mais leite e mais açúcar em relação ao chocolate amargo e, consequentemente, menor quantidade de cacau.

Chocolate branco, possui maior quantidade de açúcar e de leite do que o chocolate preto e o amargo. Sendo mais calórico, o consumo dele deve ser moderado.

As lojas estão cheias de opção pra cada restrição!!
Veja os rótulos..

Mais saudável Sem restrições: chocolate 70% cacau.

Diabéticos – diet

Intolerantes a lactose ou glúten: sem glúten e sem lactose ou de alfahoba

Vegetarianos: de alfarroba ou vegetais..

Escolha o seu ou peça a nossa dica personalizada!!!

Ou que tal fazer um cookie, biscoito ou ovo caseiro mais saudável? Veja nossas receitas de sobremesas pra Páscoa!!!

Precisa de ajuda?