A massa muscular representa aproximadamente 50% da massa corpórea em indivíduos sadios; já em pacientes com câncer, em fase de tratamento, o organismo apresenta uma demanda maior do gasto calórico, fazendo com que o metabolismo utilize como fonte de energia a massa muscular, o que acarreta uma perda de peso perceptível.
O corpo do paciente com câncer “compete” por nutrientes com o tumor, comprometendo todo seu metabolismo, resultando em diversas manifestações clínicas como perda de peso e perda de massa muscular, diminuição da flexibilidade, da capacidade de gerar força e na eficiência em fazer suas atividades diárias.
Uma alimentação equilibrada contendo as recomendações adequadas de proteínas e calorias permite uma manutenção e até mesmo aumento da massa muscular. Portanto, é muito importante ter uma alimentação variada e equilibrada, incluindo todos os tipos de frutas, verduras, legumes, fibras, cereais integrais , além de consumir bastante água .e evitar alimentos industrializados, embutidos, gorduras e frituras.
Seguem algumas dicas gerais para se evitar desidratação e desnutrição durante o tratamento:
– Ingerir bastante líquido, se não gosta de água pura, aromatize com frutas e ervas.
-Realizar as refeições em horários regulares
-Diminuir a ingestão de alimentos ultraprocessados: bebidas açucaradas, biscoitos, embutidos … .Procurar comer comida caseira e de preferência orgânica, sem agrotòxico.
-Explorar os cereais integrais como aveia, gérmen de trigo, quinoa, pães integrais artesanais…
-Fazer um prato bem colorido, diversificando frutas e legumes.
-Preferir os carboidratos complexos (integrais) ou raízes( batatas doce, baroa),aipim, inhame e cará aos carboidratos simples como arroz e pão branco.
– Para massas, preferir as com grano duro ou de grão de bico
-Não deixar de comer alimentos ricos em proteínas, como feijão, frango, peixe, carne vermelha ( limitar a 2 vezes por semana), iogurte e ovos.
-Explorar frutas secas e oleaginosas diariamente como: castanhas de caju e do Pará , nozes, tâmara, damasco
-Se não conseguir ingerir alimentos sólidos , fazer sucos e sopas enriquecidos com castanhas, azeite, linhaça, flocos de quinoa e de aveia, para aumentar a densidade calórica.
-Fazer pequenas refeições e lanches saudáveis durante o dia.
A presença do nutricionista é fundamental para que a alimentação e nutrição sejam bem orientadas , de acordo com as necessidades individuais, e assim possa ser prescrito o melhor esquema nutricional para o caso.
Gostaria de um cardápio personalizado que funcione de acordo com a sua rotina e preferências, desde dicas de organização a reaproveitamento dos alimentos? Baixe agora o nosso ebook clicando na imagem abaixo: