Muito já foi divulgado relativo à importância de atividades físicas na promoção da saúde. Manter-se ativo é um grande investimento pessoal. É a melhor forma de prevenirmos doenças, fortalecendo nosso sistema imunológico, garantindo qualidade de vida.
Aprovados os exames clínicos, com a orientação de um bom profissional de educação física, personalize um treinamento com foco nas suas metas. Insira no seu cotidiano, atividades que propiciem prazer e usufrua de todos os benefícios tais como:
- Fortalecimento neuromuscular, ajuda no controle do peso corporal, estabilização da coluna vertebral prevenindo lesões, diminuição das taxas de colesterol, pressão arterial, diabetes, prevenção da obesidade, oesteopenia/osteoporose, diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão (liberação de endorfinas), entre outras vantagens.
Aqui vão algumas dicas para uma vida saudável:
- Beba água, pois é vital, e nosso organismo é formado por aproximadamente 70 a 75% dela. Uma boa hidratação favorece o bom funcionamento dos orgãos, principamente rins.
- Alimente-se bem, ou melhor, nutra-se.
- Turbine seu organismo, introduzindo além de proteínas e carboidratos, frutas e hortaliças nas refeições.
- Evite alimentos gordurosos, processados e excesso no consumo de sódio (sal), pois ele é responsável pelo aumento da pressão arterial.
- Sono é reparador, durma o necessário. Nosso corpo necessita de 7 a 8 horas de sono porque nele produzimos nossos hormonios, inclusive de crescimento.
- Movimente-se ao menos 5 vezes por semana (recomendação da sociedade brasileira de cardiologia).
- Esqueça o cigarro, altamente nocivo, ele é responsável por câncer, doenças pulmonares, como enfisema.
- Restrinja o consumo de bebidas alcoólicas.
- Mantenha em dia seus exames clinícos, dando muita atenção às tendências da hereditariedade.
Bem, o que não faltam são opções para sair da inércia, seja praticando esportes ou treinamento indoor (musculação, treinamento funcional, treinamento suspenso, peso livre, etc) e treinamentos aeróbicos (caminhadas, corridas, natação, spinning, etc).
Atenção: Após atingir um bom condicionamento físico, convém exercitar-se entre 65 a 85% da sua frenquencia cardíaca máxima (FCM) para obter bons resultados. Para calcular a sua FCM, subtraia a sua idade de 220.
Capriche neste empreendimento, porque um corpo musculoso necessita de maior dispêndio energético, ou seja: quanto maior sua massa muscular,maior será seu gasto calórico.
Sempre é hora de começar a praticar, bons motivos não faltam!!! Exercite-se, mas cuidado: não exagere no treino, para preservar seus músculos, articulações, tendões e ligamentos, prevenindo lesões.
Garanta seu bem estar, não sendo negligente com a sua saúde!!
Prof. Monica Marques Porto Mendes.
CREFI : 00488-G/ RJ