Ansiedade, Mastigação e Sono

Você sabia que a ansiedade pode contribuir para o ganho de peso?

“O estado de ansiedade é conceituado como um estado emocional transitório ou condição do organismo humano que é caracterizada por sentimentos desagradáveis de tensão e apreensão, conscientemente percebidos e por aumento na atividade do sistema nervoso autônomo.”(CATANEO et al., 2005)

O que acontece é simples, como você vê no esquema abaixo. A ansiedade gera stress, ostress gera um hormônio chamado cortisol (conhecido como hormônio do stress), que em níveis mais altos estimula a secreção de leptina (hormônio que inibe o apetite). Porém, com muita leptina sendo secretada, a sensibilidade do corpo à esse hormônio, fazendo com que se crie uma resistência à leptina. Por isso, há uma diminuição da sensação de saciedade, pois você não sofrerá o efeito da inibição do apetite e ficará com uma sensação de fome constante, comendo exageradamente e podendo provocar à longo prazo o sobrepeso.

Dica: por isso, controle os seus momentos de stress. Procure ficar mais calma nas situações do dia a dia. Por exemplo, no trânsito, ao invés de ficar irritado e ansiosa para chegar logo em casa, escute uma música agradável, que te dê prazer em escutá-la, assim você vai minimizar a irritação. Controle a sua respiração, já é comprovado que a respiração influencia muito em nosso humor e estado emocional. Pratique aulas de ioga ou meditações para ajudarem nesse aspecto. Pratique exercício físico, o exercício libera hormônios que promovem uma sensação de bem estar e ao praticá-lo você libera energia, fazendo com que a tensão não se acumule.

O sono também tem relação com os quilinhos à mais.

Estudos comprovaram que quem dorme menos têm maior probabilidade de engordar, pois o sono influencia diretamente na razão dos hormônios grelina (hormônio que estimulam a sensação de fome)/leptina (hormônio que promove a inibição do apetite). Ou seja, quando se dorme pouco tanto a sensação de fome e o apetite aumentam. Por isso o indicado é dormir no mínimo 8 horas por dia, para que haja também dentre outros benefícios um controle da massa corporal.

Dica: para ter um sono melhor, tente relaxar próximo ao horário em que você normalmente dorme; Não fique pensando em problemas e detalhes que você precisa resolver no dia seguinte. Você deve tentar esvaziar sua mente quando colocar a cabeça no travesseiro; Atividades que te deixem agitado, como malhar e correr, devem ser feito pelo menos 1 hora antes de dormir;Tente deixar o ambiente em que se dorme o mais agradável possível, com pouca luz e aparelhos que provoquem algum tipo de distração como celular, abajur, despertador; Mantenha uma rotina, ao programar seus horários durante a semana o seu corpo “entende” que aquele é o momento de dormir e relaxa mais facilmente.

Por incrível que pareça a mastigação provoca efeitos no peso corporal. Uma mastigação inadequada não permite que as partículas de alimento sejam “quebradas” corretamente, assim, as macromoléculas que ingerimos provocam uma sobrecarga pancreática e intestinal gerando gases e distensão abdominal. O corpo não “entende” que está ingerindo a quantidade necessária de comida e o tempo para a ação dos hormônios que promovem a saciedade diminui, fazendo com que o indivíduo não se sinta saciado e aumento o consumo de alimentos.

Dicas: para uma melhor mastigação, procure realizar a refeição com calma, sem pressa de acabar; Evite distrações ao mastigar como assistir a televisão, conversar, mexer no celular ou computador; Mastigue pelo menos 10 vezes antes de engolir o alimento, alguns alimentos tem sua digestão iniciada ainda na boca.

Por RosiléiaChantres, modificado por Fernanda Marques

Consultório Flavia Ramos Nutricionista

Precisa de ajuda?