Ansiedade e Compulsão alimentar

Ansiedade

Você sabia que a ansiedade pode contribuir para o ganho de peso?

“O estado de ansiedade é conceituado como um estado emocional transitório ou condição do organismo humano que é caracterizada por sentimentos desagradáveis de tensão e apreensão, conscientemente percebidos e por aumento na atividade do sistema nervoso autônomo.”  (CATANEO et al., 2005)

O que acontece é simples, como você vê no esquema abaixo. A ansiedade gera stress, o  stress gera um hormônio chamado cortisol (conhecido como hormônio do stress), que em níveis mais altos estimula a secreção de leptina (hormônio que inibe o apetite). Porém, com muita leptina sendo secretada, a sensibilidade do corpo à esse hormônio, fazendo com que se crie uma resistência à leptina. Por isso, há uma diminuição da sensação de saciedade, pois você não sofrerá o efeito da inibição do apetite e ficará com uma sensação de fome constante, comendo exageradamente e podendo provocar à longo prazo o sobrepeso.

Dica: por isso, controle os seus momentos de stress. Procure ficar mais calma nas situações do dia a dia. Por exemplo, no trânsito, ao invés de ficar irritado e ansiosa para chegar logo em casa, escute uma música agradável, que te dê prazer em escutá-la, assim você vai minimizar a irritação. Controle a sua respiração, já é comprovado que a respiração influencia muito em nosso humor e estado emocional. Pratique aulas de ioga ou meditações para ajudarem nesse aspecto. Pratique exercício físico, o exercício libera hormônios que promovem uma sensação de bem estar e ao praticá-lo você libera energia, fazendo com que a tensão não se acumule.

Compulsão alimentar

Vou falar um pouquinho sobre a compulsão alimentar que, nos dias de hoje, está se tornando muito frequente. É muito stress no dia adia, cobrança de super resultados profissionais, culto ao corpo perfeito, enfim muita cobrança de vários lados.

Muitas vezes estamos vivendo além do nosso limite, o que tem gerado várias doenças, dentre elas a compulsão alimentar.

É comum exagerarmos e comermos demais de vez em quando!

Porém muitas pessoas confundem este exagero momentâneo com a compulsão alimentar.

A compulsão por comida é uma doença, um distúrbio do cérebro que precisa de tratamento médico e se caracteriza pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos em um curto período de tempo, mesmo sem estar com fome. Há uma sensação de perda de controle e a pessoa come até se sentir desconfortavelmente “cheia”.

Pode ter como consequências o risco de ganhar peso em excesso, diminuição da autoestima, além de um profundo sentimento de culpa a cada episódio de compulsão.

Uma das principais causas da compulsão alimentar são as dietas restritivas devido ao aumento de desejo por alimentos que não podem ser ingeridos, gerando frustração, estresse e depressão.

Problemas com a aparência (imagem corporal) e dificuldade de lidar com questões emocionais são alguns dos gatilhos que também podem desencadear o quadro de compulsão.

O tratamento é multidisciplinar com médico psiquiatra, psicólogo e nutricionista.

Por isso a reeducação alimentar é muito interessante, possibilita que haja adaptações no dia a dia para os diversos eventos sem ser restritiva.

Se manter focado no resultado desejado é algo difícil? Baixe agora o nosso ebook clicando na imagem abaixo e veja como mudar seu modo de pensar e de agir para se manter motivado:

banner_emagrecimento

Alika sanglard nutricionista e coach de emagrecimento

Precisa de ajuda?