Você já teve a sensação de comer automaticamente, como se comer estivesse, de algum modo, fora de seu controle consciente? Vocês já comeram algumas vezes em resposta a sentimentos que não seja fome? A maioria das pessoas come, pelo menos ocasionalmente, em resposta aos sentimentos; desta forma, pode-se aprender a comer em resposta ao estress, como um mecanismo para lidar com situações complicadas. Assim, esse mecanismo não deve ser considerado “tão ruim”, uma vez que ajudou a pessoa a enfrentar essas situações complicadas. Apesar disso esse comportamento também pode trazer prejuízos, como a compulsão alimentar e a dificuldade de expressar sentimentos.
O comer emocional pode desviar a atenção de outros problemas e ou sentimentos desagradáveis para a comida, como devorar um pacote de biscoito quando se está bravo com alguém ou ansioso por algum outro motivo, podendo gerar uma relação problemática com a comida, além de ser uma forma de autoagressão.
Apesar disso, a boa notícia é que comer não consiste em uma ação automática. Processos automáticos são involuntários, como por exemplo, os batimentos cardíacos ou o processo digestivo. Você não decide deixar seu coração bater nem interromper o processo da digestão. Entretanto, você decide comer.
Então, vamos a um exercício pratico para auxiliar a diferenciar os motivos que levaram as escolhas alimentares e sua relação com os sentimentos.
Exercício 1 : Quando perceber que está comendo por qualquer motivo que não seja fome, pergunte-se:
“Como eu estava me sentindo emocionalmente?”
… Estava me sentindo triste, solitário, preocupado, envergonhado, frustrado, com raiva ou culpado?
… Estava me sentindo acabado, perturbado, entediado?
Classifique o que você está sentindo, escreva no seu caderno de anotações ou no computador. Diga para si mesmo: “Estou apenas chateado. Não estou com fome”.
Fique Firme. Diga a si mesmo que definitivamente não vai comer só porque está se sentindo angustiado. Lembre-se de não fortalecer seu músculo de desistência e de não enfraquecer seu músculo de resistência, saindo do seu planejamento alimentar. Pense que comer neste momento só irá minar sua autoconfiança na capacidade de aderir ao seu planejamento alimentar e te deixar mais longe dos seus objetivos.
Exercício 2 :
Você vai pegar uma folha e fazer 3 colunas. Na primeira coluna, irá nomear alguns sentimentos comuns (raiva, ansiedade, alegria). A seguir devem anotar na frente de cada sentimento o alimento que mais se associa a ele; e na terceira coluna, listar atividades relacionadas a cada sentimento (por exemplo: se você está feliz, pode relacionar como cantar, dançar etc).
Exemplo :
Sentimento | Alimento relacionado com esse sentimento | Comportamento que podem ser usados como resposta aos sentimento |
Tristeza | doce | Escutar uma musica ou conversar com uma amiga |
Vocês devem praticar a identificação do humor e sentimentos: devem parar o que estiverem fazendo, identificar o humor/sentimento e pensar em diversas alternativas para lidar com esse sentimento. Devem expressar o sentimento de maneira saudável. Tente!! Você pode mudar a sua vida com este simples exercício…
Se manter focado no resultado desejado é algo difícil? Baixe agora o nosso ebook clicando na imagem abaixo e veja como mudar seu modo de pensar e de agir para se manter motivado:
Por Fernanda Ramalho e Flavia Ramos