Exercícios Físicos para Gestante

A prática regular de exercícios pode trazer muitos benefícios às futuras mamães. Muitos desconfortos comuns na gravidez, como a tendência à formação de varizes e dores nas costas entre outros podem ser aliviados pela prática de exercícios. As grávidas podem aumentar a resistência cardiorespiratória e a resistência muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto (principalmente no parto normal) e também fortalece e tonifica os músculos mais afetados durante a gestação: os músculos da pelve, os abdominais e os lombo dorsais.

Sem dúvida, um bom programa de exercícios pode ainda melhorar a postura, causada pela inclinação anterior do quadril (projetando a barriga para frente), através do fortalecimento dos músculos das costas, peitoral, ombros, abdomen e glúteos. Os exercícios também melhoram a circulação sangüínea, reduzindo o inchaço e as cãibras nas pernas.

Um estudo publicado pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology mostra que as mulheres que haviam se exercitado com moderação e regularidade durante a gravidez, acharam o parto menos doloroso e tiveram uma recuperação pós-parto mais rápida.

Manter-se ativa fisicamente, ajuda no controle de peso e promove o bem estar e ânimo.

Caminhar, fazer musculação, natação, hidroginástica, relaxamento e técnicas alternativas como pilates e bola suíça, são os exercícios mais recomendados para esta fase. Exercícios de impacto, como corridas e ginásticas de academia (como step), devem ser evitados.

Exercite-se pelo menos 3x por semana, não esqueça de monitorar o seu pulso, de acordo com a orientação do professor (deve-se trabalhar entre 65 e 70% da frequencia cardíaca maxima);

Pare os exercícios e consulte o seu médico, se sintomas incomuns aparecerem, como dores, tontura etc;

Retorne gradativamente a sua rotina de exercícios, um mês após o parto;

Concluindo, o exercício pré-natal pode beneficiar a sua saúde e boa forma não apenas durante a gravidez, mas também no parto e na recuperação pós-parto. Exercite-se com o consentimento do seu médico e o acompanhamento de um professor de Educação Física, sempre de forma prudente para aproveitar bem os benefícios adquiridos.

Fonte: Artigo de Revisão “Physical Activity and Pregnancy”Sports Medicine 2010

Precisa de ajuda?