Grupo de Educação Nutricional Infantil

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A conscientização que a alimentação saudável deve fazer parte de nossas vidas deve começar nos primeiros anos de vida. Quanto mais novos nos familiarizamos com alimentos nutritivos como frutas, legumes e vegetais e aprendemos a apreciá-los, mais crescemos com saúde e vitalidade. Por isso, a Clínica Flávia Ramos irá oferecer Grupos de Educação Nutricional Infantil com diversas atividades. Serão encontros de 15 em 15 dias, com brincadeiras que ensinam aos pequenos de forma divertida sobre alimentação saudável, sobre as diferentes frutas, legumes, verduras e muito mais. Fazendo assim com que seu filho goste e se interesse pela nutrição.

OBJETIVO:

Fornecer conhecimento, informação e interesse à crianças de diversas faixas etárias afim de estimular a formação de hábitos alimentares saudáveis, tão necessários a prevenção de diversas desordens alimentares, excesso de peso, desnutrição infantil, alergias alimentares dentre outras.

METODOLOGIA:

Aulas em grupos , teóricas e práticas, em forma de dinâmica, de acordo com a clientela.
Módulos programados de acordo com os assuntos de maior interesse.
Diversas atividades que podem ser inseridas neste temas., a fim de tornar o grupo interessante e atrativo para as crianças.
Atividades divididas de acordo com a faixa etária:
Dinâmicas de grupos;
Cartazes ilustrativos; e Pirâmide dos alimentos de encaixe;
Jogos educativos diversos (colorir, liga pontos, cruzadinhas, dominós, corrida dos alimentos, dentre outros)
Montagem de jogos junto com as crianças;
Simulação de mercado/feira;
Teatrinho dos alimentos;
Leitura de histórias/ curiosidades/ cultura dos alimentos;
Vídeo: Alimentação Saudável
Degustação de receitas –E de acordo com a faixa etária aulas práticas
Exercícios diversos que envolvem números, contas, separação de sílabas, erros de português e etc., que podem ser usados optativamente, como atividades inseridas na alfabetização.

Exemplo de Proposta básica:
Oito módulos de aproximadamente 1hora e 30 minutos. Para ser ministrado 2 vezes na semana, durante 1 mês.

GRUPO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL INFANTIL

Grupo de 12 crianças

Dividido em grupos conforme faixa etária e nível de alfabetização

Material necessário:

– Caneta Pillot

– Cartolinas

– Lápis de cor/ pillot

– Giz de cera

– Papéis diversos

– Materiais diversos para a construção dos jogos, teatrinhos e etc.

Alimentos (OPCIONAL)

– Frutas e Verduras

– Faca sem ponta

– Tábua

– Pratos / talheres – plástico

PRIMEIRO DIA:

Alimentos preferidos X Atividades que mais gosto (Perguntar as crianças sobre esses itens. Deixar explorem suas primeiras idéias)

Por Que estamos aqui? Qual o nosso objetivo?

(Dinâmica de grupo: Quadro – discussão motivações

A importância de uma boa alimentação- introdução

Por que engordamos ou emagrecemos?

Cartaz balança da saúde

Grupo de Alimentos

(TRABALHO PRÁTICO: pintando grupo de alimentos

(Explicar brevemente a roda de alimentos e suas funções

– Trabalhos práticos educativos de acordo com a faixa etária – desenho, liga

Degustação de receitas – dependendo da faixa etária – fazer aula prática

– Frappé de Gelatina

– Salada de Frutas

Levar receitas para casa

SEGUNDO DIA:

O que eu gosto de comprar no supermercado?

1) Dinâmica: desenhe/ escreva o que você gosta de comprar no supermercado

2) Desenhe fitas e verduras que você conhece

3) Simulação de Compras – OPCIONAL (trabalha com valores, números e etc.)

Explicação da Pirâmide dos Alimentos – Variedade/ moderação / proporcionalidade

1) Cartaz e Pirâmide didática móvel

2) Exercícios de desenho, pintura, e escrita de acordo com a faixa etária

Exercícios práticos pirâmide

Atividade para o lar: ANEXO 2.B.3

Degustação de receitas

– Macarrão ao molho de legumes e carne moída – entregar receita

– + Suco de laranja

TERCEIRO DIA:

Malefícios do consumo excessivo de gordura e doces

(Cartaz e folder ilustrativo)

O que tem muita gordura?

(Quadro e exercícios)

Como é o meu lanche escolar? O que tem na cantina da minha escola? – dinâmica

(Discussão no quadro e em folhas próprias – guardar folhas para posterior discussão)

Exposição de lanches alternativos- degustação

CONTO DE HISTORINHAS E CURIOSIDADES SOBRE OS ALIMENTOS.

OPCIONAL: Teatrinho: O ataque das gorduras

QUARTO DIA:

PROTEÍNAS:- Fontes e funções

LEITE E DERIVADOS – Para que servem?

Folder explicativo + cartaz

– Quantidades recomendadas

– Quais proteínas eu gosto? Eu como pelo menos 1 fonte de proteína em cada refeição?

– Exercícios didáticos

Parte degustativa:- prova de receitas diferentes.

QUINTO DIA:

CARBOIDRATOS:

Para que eles servem?

O que são as fibras?

Exercícios práticos e de pintura e recorte.

O que eu gosto deste grupo?

Degustação de massas.

SEXTO DIA:

VERDURAS E LEGUMES: – Fontes e Funções

Cartaz

Exposição de uma feirinha: Quais eu gosto e quais não gosto

Tem legumes e verduras todo dia na minha casa? Como é servido? Eu gosto?

Diferença entre os 3 tipos de vegetais: A, B e C

(Cartaz ilustrativo + exposição prática)

Importância da Higiene e desinfecção

Riscos de vegetais contaminados- O que podemos pegar?? )

Conto de historinhas dos legumes e verduras (diversas)

VÍDEO: Alimentação saudável

SÉTIMO DIA:

FRUTAS E SUCOS: – Fontes e Funções

Exposição de uma feirinha: Quais eu gosto e quais não gosto.

Tem frutas na minha casa? E na minha Escola?

O que posso fazer com as frutas

AULA PRÁTICA: Degustação de diferentes sucos; mistura de frutas, doces de frutas

OITAVO DIA

Jogos diversos – dominó dos alimentos, corrida maluca, dentre outros

ATIVIDADES a escolher:

– Montar refeição

– Pesquisa na Cozinha

– Palavra Cruzada – fritas e verduras

– Caça figuras

– Desenhos diversos

– Caça Palavras

– Você Sabia?

– Somando e subtraindo

– Você está comendo de forma saudável

Seleção das receitas preferidas para comemoração final

AULAS AVULSAS:

– Cálcio e os ossos

– Ferro e meu sangue

– Açúcares

Dentre outras de interesse mais específico.

Precisa de ajuda?