Dicas Dia Das Crianças

SAIBA SUBSTITUIR O QUE SEU FILHO NÃO GOSTA

MAS CONTINUE SEMPRE TENTANDO INSERIR NOVOS HÁBITOS, ESTIMULÁ-LO A PROVAR!

 

Seu filho não precisa gostar de todos os alimentos. Se ele não come uma verdura, por exemplo, você pode substituí-la por outra que tenha os mesmos nutrientes. Saiba como fazer as trocas em casa e veja em qual receita o ingrediente substituto pode entrar.

Fruta

Substituto

Dica de uso

Maçã

Pera, laranja e goiaba também são ricas em fibras (as duas últimas contêm maior quantidade de vitamina C).

Duas opções: misture na salada ou faça um suco com a fruta preferida.

Abobrinha

Abóbora japonesa, moranga, chuchu e berinjela também

são fonte de minerais.

Coloque-os no meio de uma lasanha ou misturados na carne moída.

Brócolis

Assim como o brócolis, a couve-flor, a couve e o repolho agem na prevenção contra o câncer.

Refogue e misture no arroz ou no espaguete (tipo yakisoba) ou sirva cozido com molhos.

Banana

Mamão, abacate e morango também ajudam a regular as taxas de colesterol.

Bata com leite ou faça doces, como compotas de banana e de mamão ou torta de morango.

Couve

Como a couve, o espinafre, a acelga e a escarola aumentam as defesas do organismo.

Prepare omeletes, suflês, recheios de panquecas ou misture-os à massa do nhoque

 


 

10 DICAS PARA AGILIZAR O PREPARO DAS REFEIÇÕES

DESSA FORMA, FICA MAIS FÁCIL GARANTIR QUE SUA FAMÍLIA TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

– No domingo, planeje o cardápio da semana. Isso ajuda a ganhar tempo.

– Dedique parte de suas horas livres à preparação de alimentos caseiros e congele em pequenas porções, para usá-los ao longo do mês. Por exemplo: molho de tomate, feijão etc.

– No liquidificador, bata frutas com um pouquinho de água e congele a mistura. Basta adicionar essa polpa a um litro de água para fazer suco.

– Prepare massa de pão de queijo com antecedência e congele em pequenas bolinhas. É uma boa pedida para o lanche da tarde: basta assar.

– Troque temperos prontos por feitos em casa. Os caldos caseiros de carne, frango e peixe podem ser congelados em formas de gelo ou copos de café, e rendem bastante.

– Em um processador, bata um quilo de alho sem casca, azeite e pitadas de sal. Coloque em um pote com tampa e armazene na geladeira.O tempero dura até um mês.

– De vez em quando, troque o suco pela fruta in natura. Além de mais saudável, você economiza tempo.

– Assim que chegar do supermercado, lave todas as folhas, como rúcula, alface, espinafre, e guarde-as em potes com tampa na geladeira. Na hora das refeições, basta temperar.

– Legumes podem ser pré-cozidos por três minutos, passados em água gelada e congelados. Isso facilita o preparo quando você desejar usá-los.

– Prefira comprar carne fresca. Separe pequenas porções dentro de sacos plásticos e congele. Assim, você só usa a quantidade que precisa.

DICAS PARA ESTIMULAR A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS CRIANÇAS:

ENVOLVA A CRIANÇA NO MUNDO DOS ALIMENTOS. PRIMEIRO, CONVIDE-A PARA ACOMPANHAR AS COMPRAS,MANUSEAR OS VEGETAIS, LEVAR PARA PASSEAR NAS FEIRAS LIVRES. AJUDAR A ESCOLHÊ-LOS E APRENDER OS NOMES DE CADA UM.

– DEPOIS, É O MOMENTO DE ENVOLVÊ-LAS TAMBÉM NO PREPARO DOS PRATOS, TORNANDO TUDO UMA GRANDE BRINCADEIRA (SENDO ESTA UMA EXCELENTE ATIVIDADE ENTRE MÃE E FILHO). ELAS ADORAM!!!! (COMPRAR AVENTAL ,TOUCA)

– OFERECER MAIS VERDURAS E LEGUMES. O CARDÁPIO DEVE SER DIVERSIFICADO, EQUILIBRADO, INCLUINDO PREPARAÇÕES CRIATIVAS E DE BOA ACEITAÇÃO .SE A CRIANÇA NÃO GOSTA DE DETERMINADO ALIMENTO ,TENTAR FAZER EM OUTRO TIPO DE PREPARAÇÃO. EXEMPLO: NÃO GOSTA DE ABOBRINHA REFOGADA , MAS FAZENDO-SE UM CHIP DE ABOBRINHA NO FORNO OU UM CREME OU SUFLE ELA PODE GOSTAR.

– COMBINE COM A CRIANÇA QUE ELA IRÁ EXPERIMENTAR UM ALIMENTO NOVO POR SEMANA. NÃO PRECISA SER TODOS OS DIAS, MAS NÃO ESCONDA OS ALIMENTOS NO PRATO, POIS PARA SER UM PROCESSO DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, TUDO DEVE SER CONVERSADO.

– EVITAR ALIMENTOS CONGELADOS INDUSTRIALIZADOS COMO HAMBURGUERES , EMPANADOS, LASANHAS E OUTROS TIPOS DE REFIÇÕES PRONTAS. NORMALMENTE ESTES TIPOS DE ALIMENTOS POSSUEM UM ALTO TEOR DE GORDURA E SÓDIO , O QUE PODE LEVAR A OBESIDADE , HIPERTENSÃO E UM AUMENTO DE RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES.. SE FOR CONSUMIR ,PREPARA-LOS , GRELHADOS OU ASSADOS, EVITANDO-SE A ADIÇÃO DE ÓLEOS .

– EDUCAR O PALADAR DA CRIANÇA, OFERECENDO ALIMENTOS NATURAIS, COMO FRUTAS OU SUCOS, DE PREFERÊNCIA ORGÂNICOS. NUNCA ADOÇAR OS SUCOS DE FRUTAS, POIS SEU SABOR VERDADEIRO É, SEM DÚVIDA, MAIS SAUDÁVEL.

– TER HORÁRIOS E ROTINA PARA A ALIMENTAÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS. A CRIANÇA DEVE SE ALIMENTAR EM LUGAR CALMO, AREJADO E LIMPO. A ALIMENTAÇÃO FEITA DE FORMA RÁPIDA, COM BARULHO E EM FRENTE À TELEVISÃO CONTRIBUI PARA ELA COMER MUITO MAIS QUE O NECESSÁRIO, DE MANEIRA POUCO PRAZEROSA E SEM DEGUSTAR DEVIDAMENTE OS ALIMENTOS.

– OS PAIS DEVEM DAR O EXEMPLO. NÃO ADIANTA OS PAIS ESTAREM COM O PRATO CHEIO DE “PORCARIAS” E INSISTIR PARA QUE A CRIANÇA COMA SALADAS.

– OPTAR SEMPRE POR FRUTAS NATURAIS , BISCOITOS INTEGRAIS, FRUTAS SECAS E BARRAS DE CEREAIS NA HORA DO LANCHE ESCOLAR.

– INFELIZMENTE ,GULOSEIMAS, SALGADINHOS, BOLACHAS E DOCES SÃO AINDA CONSIDERADOS O CARRO CHEFE DA ALIMENTAÇÃO INFANTIL PARA MUITAS PESSOAS,. AS QUANTIDADES EXAGERADAS DE CALORIAS SOMADAS A POUCOS NUTRIENTES E SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PREJUDICIAIS, GERAM UMA COMBINAÇÃO EXTREMAMENTE NOCIVA.

– OPTAR SEMPRE POR FRUTAS NATURAIS , BISCOITOS INTEGRAIS, FRUTAS SECAS E BARRAS DE CEREAIS NA HORA DO LANCHE ESCOLAR.

– INFELIZMENTE ,GULOSEIMAS, SALGADINHOS, BOLACHAS E DOCES SÃO AINDA CONSIDERADOS O CARRO CHEFE DA ALIMENTAÇÃO INFANTIL PARA MUITAS PESSOAS,. AS QUANTIDADES EXAGERADAS DE CALORIAS SOMADAS A POUCOS NUTRIENTES E SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PREJUDICIAIS, GERAM UMA COMBINAÇÃO EXTREMAMENTE NOCIVA.

 

Precisa de ajuda?