Dietas da moda
Essas dietas tão procuradas por muitos que desejam emagrecer e possuir o corpo perfeito das modelos e famosas, estão cada vez tomando mais força. Prometem efeitos milagrosos de perda de peso em um pequeno espaço de tempo, mudanças no corpo nunca vistas e muitas outras. Mas até que ponto estas dietas podem fazer mal para o nosso organismo e nos passar conceitos e estilos de vida que podem ser considerados errados por muitos especialistas?
O exagero da mídia e meios de comunicação, os lançamentos frequentes de novos produtos considerados “mágicos”, emagrecedores e com um conceito “saudável”, contribuem por essa busca desenfreada pela magreza.
Conheça os tipos de dietas da moda, seus conceitos e propostas e o principal: seus pontos negativos.
Dieta da sopa
Proposta/conceito: perda de 5 kg a 9 kg por semana, independente da quantidade de sopa consumida. As sopas indicadas são as de verdura e legumes obrigatoriamente, não podendo conter outro tipo de preparação durante o período da dieta.
Duração: 7 dias
Pontos negativos:a dieta apresenta baixas quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras. Muitas vezes apresenta valor de calorias diário muito menor do que o recomendado para cada tipo de pessoa. A quantidade de ferro e cálcio, também são abaixo dos valores recomendados. Além do baixo consumo de proteínas de alto valor biológico, como a presente na carne.
Dieta da lua
Proposta/conceito:perda de 1 kg por semana, de acordo com as fases da lua. Nos dias de mudança da lua os alimentos sólidos são proibidos e a pessoa deverá beber água, chás, café e sucos sem açúcar, iogurtes e sopas de legumes batidas.
Duração: 30 dias.
Pontos negativos: perda de massa magra. Baixas quantidades de macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas). Diminuição do sistema imune. Queda de cabelo.
Dieta do Dr. Atkins (“Dieta da proteína”)
Proposta/conceito: perda de 4 kg nos 7 primeiros dias por uma diminuição drástica do consumo de carboidratos, juntamente com o aumento da ingestão de proteínas.
Duração: 7-14 dias.
Pontos negativos: Quando você volta a comer carboidratos, volta a ganhar o peso que perdeu. A proteína consumida não é utilizada de forma correta e não prioriza suas funções no organismo, pois está sendo utilizada como fonte de energia primária (papel do carboidrato). Perda de massa magra. Sobrecarga dos rins, fígado e pâncreas. Liberação de corpos cetônicos e com isso há a presença de um hálito desagradável.
Dieta do tipo sanguíneo
Proposta/conceito: baseia-se na teoria de que cada tipo sanguíneo funciona de uma forma diferente com os alimentos. Determina funções digestivas, estruturas imunológicas. Tipo sanguíneo O:Seria uma dieta a base de carnes para uma maior perda de peso. Tipo sanguíneo A: Seriam vegetarianos para uma maior perda de peso. Tipo sanguíneo B:Seriam onívoros para uma maior perda de peso.Tipo Sanguíneo AB: Mistura da dieta do tipo sanguíneo A e tipo B para uma maior perda de peso.
Duração: 30 dias ou mais,
Pontos negativos: restringe tipos de alimentos para determinados tipos sanguíneos, tornando a alimentação desequilibrada.
Estes tipos de dietas atingem principalmente o público feminino, que geralmente é a parte da população que mais se preocupa com o corpo e mostra sua insatisfação. As restrições alimentares expressivas,propostas por muitas dessas dietas, podem resultar em deficiências nutricionais importantes e comprometer assim a manutenção da perda de peso em longo prazo. Alterações no perfil lipídico (como o aumento do colesterol) e uma sobrecarga da função hepática, renal e pancreática, são pontos negativos observado em quase todos os tipos.
Assim como a deficiência de vitamina e minerais, que pode levar a doenças sérias como anemia e sintomas nada a gradáveis como: queda de cabelo, cansaço, leve dor de cabeça, dificuldade de concentração, nervosismo, constipação ou diarreia, pele seca e irregularidades menstruais.
Grandes perdas de peso em um tempo curto, não é considerado saudável e muitas vezes, por isso, você acaba engordando tudo que você emagreceu também em pouco tempo. O ideal é realizar uma consulta nutricional e ter um acompanhamento, com uma proposta de dieta individualizada. Pois cada pessoa possui uma necessidade nutricional diferente e ao realizar estas dietas você está ignorando isso e prejudicando a sua saúde. Cuide-se.
Por RosiléiaChantres, modificado por Fernanda Marques
Consultório Flavia Ramos Nutricionista