Qualidade de Vida
Por Prof Esp Fabrício Freire
A definição de Qualidade de Vida está relacionada a vários aspectos, no que diz respeito a maneira em que nós vivemos, sentimos e compreendemos nossa rotina. Dessa forma, envolve, portanto, saúde, educação, transporte, moradia, trabalho, e participações em decisões que nos dizem respeito.
Em relação a utilização da Atividade Física orientada na Qualidade de Vida, existe um consenso, em vários estudos, da importância dessa intervenção como recurso no processo saúde-doença, principalmente aquelas de incidência crônicas, como redução da gravidade das lesões neurais periféricas, redução do impacto de doenças cardiovasculares, redução da gordura corporal e manutenção do peso no tratamento da obesidade, controle do diabetes, terapia aos acometidos por doenças respiratórias, entre outras.
Os significados da Qualidade de Vida, por meio do exercício, podem ser diferenciados, levando-se em conta as faixas etárias. Sendo assim, para crianças e adolescentes está relacionados a:
- Autoestima;
- Autoimagem;
- Relacionamento social;
- Educar e integrar;
- Desenvolver responsabilidade;
- Desenvolver motricidade;
Para adultos jovens, o exercício é recomendado para prevenir doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, além de aumentar a expectativa de vida.
Os idosos acima de 65 anos, por sua vez, a Atividade física controlada , espera-se que possa combater a debilidade e a vulnerabilidade causadas pela inatividade, moderar os efeitos biológicos do envelhecimento, reverter os efeitos associados a síndrome do desuso, controlar os sintomas decorrentes de agravos e doenças crônicas, maximizar a saúde psicológica, aumentar a mobilidade e a funcionalidade dos sistemas corporais.
Fonte: Qualidade de vida e Atividade física: explorando teoria e prática, Ed. Manole