O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo importante para o seu funcionamento normal. Ele faz parte do componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo e está presente em órgãos nobres como o coração, cérebro, fígado, intestino, músculos, nervos e pele. Além disso nosso corpo usa o colesterol para produzir hormônios como testosterona, estrógenio, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. É impossível viver sem ele…
QUAIS OS PERIGOS DO AUMENTO DO COLESTEROL?
Quando consumimos grandes quantidades de alimentos ricos em gordura, o fígado produz mais colesterol que o normal, aí que mora o perigo… Essa produção adicional significa que o nível de colesterol se eleva e passa para um que não é saudável, o que pode resultar em várias doenças, tais como: hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC).
QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS DO AUMENTO DO COLESTEROL?
O aumento do colesterol pode estar associado a diversos fatores e sabemos que a maioria das possíveis causas para se desenvolver colesterol alto são evitáveis e podemos controlar, porém algumas, infelizmente, estão ligadas a fatores que fogem ao nosso controle como é o caso de algumas doenças ou histórico familiar.
Alguns fatores que podem elevar o colesterol são:
- Alimentação
- Falta de atividade física
- Fatores genéticos
- Excesso de bebida alcoólica
QUAIS OS TIPOS DE COLESTEROL?
O LDL- (Low-density lipoprotein) é conhecido como o mau colesterol, ele pode se acumular nas artérias e coronárias podendo levar a formação de placas aterosclerose que dificultam o fluxo sanguíneo para órgãos essenciais como coração e cérebro, aumentando risco de infarto e acidente vascular cerebral.
O HDL (High-density lipoprotein) que é conhecido como o bom colesterol. Um nível saudável de colesterol HDL pode proteger contra ataques cardíacos e AVCs.
O VLDL (Very low-density lipoprotein). Sua principal função é entregar colesterol e triglicérideos para os outros tecidos a partir do fígado.
QUAIS ALIMENTOS DEVEMOS EVITAR OU REDUZIR PARA CONTROLAR O COLESTEROL?
– Gordura saturada: carnes gordurosas, manteiga, banha de porco, creme de leite, queijos amarelos, embutidos, frituras, leite condensado, alimentos industrializados, caldos artificiais, empanados…
– Gordura trans: alguns sorvetes, salgadinhos, margarina…
– Açúcar: doces, bolos com gordura (chantilly, creme de leite, leite condensado…)
A carne vermelha magra e o ovo sem gordura podem ser consumidos, dentro de um planejamento equilibrado!! Os embutidos, frios e industrializados tem muito mais gordura que a carne vermelha. Se for vegetariano estas fontes podem ser subsistidas com qualidade!!
Tome muito cuidado também com o preparo dos alimentos. Veja nossas dicas e receitas no site. No preparo muitas vezes é aonde consumimos mais gordura!! Não coma gratinados e molhos brancos na rua, suflês, quiches e etc…Em casa se usar a técnica certa poderá comer sem problemas. Troque o parmesão por queijo minas padrão, Maionese e creme de leite por iogurte natural desnatado, clara em neve ou queijo branco… Não use manteiga para o preparo e nem margarina. Use a técnica do refogado sem gordura (link vídeo refogado). Sabendo usar fica tudo uma delícia!!
QUAIS ALIMENTOS AJUDAM A REDUZIR O COLESTEROL?
Os alimentos ingeridos são de extrema importância no controle dos níveis de colesterol, pois 30% do colesterol disponível no nosso corpo dependerá da dieta. Devemos sempre focar numa alimentação equilibrada com alimentos saudáveis.
E precisamos muitas vezes não só tira mais INSERIR novos alimentos:
- As FIBRAS ajudam na faxina do organismo, ajudando a eliminar este colesterol ou não deixar ele se depositar nas artérias e nas gorduras localizadas.
Algumas opções são: farelo de aveia, chia, linhaça, amaranto arroz integral, cereais integrais, grão como feijão, lentilha, grão de bico, quinua, além das frutas como a maçã, Pêra, frutas com casca, uva, alimentos fontes de ômega 3 (peixes, azeite, abacate, castanhas, nozes, amêndoas).
Mas tudo deve ter a sua quantidade calculada e organizada dentro do seu plano alimentar. As fibras podem te trazer vários benefícios por esta faxina, podem te trazer muita saciedade controlando o apetite de maneira natural, ajuda a formar o bolo fecal.
- Aumente o consumo de água, para ajudar a balancear esta fibra, pois o excesso também pode te causar muitos gases, ou irritar o estômago ou intestino. Fibra em excesso faz mal para quem tem gastrite, esofagite, refluxo etc. Por isso tudo deve ser avaliado de acordo com seus exames, peso, altura, atividade física função intestinal e hábitos alimentares e sintomas, para que as mudanças tanto de retirada dos alimentos como de introdução sejam graduais e de um jeito que o seu corpo e se adapte e que consiga manter.
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em substancias antioxidantes (vitamina A, E e C, ácido fólico: flavonoides (soja, cha verde, cebola, alho, maçã); antocianinas (feijão, uvas, morango, cereja); carotenoides (cenoura, abobora, tomate, goiaba); ervas e condimentos (alecrim, sálvia, alecrim e orégano).
- As vezes podemos usar alguns nutracêuticos como o Fitosterol que ajudam bastante neste controle!!
Mas reduzir o colesterol vai te trazer muitos benefícios, além de contribuir para a perda de gordura localizada. Se possível fará atividade física regular o que vai ajudar bastante. Procure um nutricionista para adequar a sua realidade!! Sinta os benefícios!! Seu corpo agradece!!
Tem dificuldade de montar um cardápio para Colesterol? Veja no site nosso ebook com dicas ou solicite um orçamento para fazer um personalizado.