Será que as fibras fazem bem para todo mundo?

Fibras alimentares são parte dos carboidratos de origem vegetal. Ao contrário das proteínas, gorduras e outros carboidratos, elas não são metabolizadas pelo corpo humano.

Elas passam quase inalteradas pelo estômago e intestinos. Isso faz com que as fibras funcionem como uma espécie de “vassoura”, limpando o organismo a partir de dentro. Por isso, trazem benefícios significativos para o organismo.

A industrialização de alimentos tem alterado os hábitos alimentares da população. Cada vez mais, as pessoas consomem produtos processados, ricos em gorduras e pobres em fibras alimentares. Com isso, tem-se associado esse padrão a doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, dentre outras.

Além disso, o baixo consumo de fibras pode levar a constipação intestinal, hemorroida, câncer de cólon, intolerância à glicose, etc. Dessa forma, as fibras não são só indicadas para quem tem intestino preso. Fazem parte de uma alimentação saudável e completa, que faz bem ao organismo.

Elas podem ser solúveis e insolúveis.

As fibras solúveis, como nome diz, se dissolvem em água e formam uma espécie de geleia. São responsáveis por formar o bolo fecal mais volumoso e ajudam na faxina do organismo. Podem ser encontradas na aveia, maçã, legumes, cenoura…

Já as fibras insolúveis, ao contrário, não se dissolvem em água. Têm como principal função acelerar o trânsito intestinal. Assim, ajudam a eliminar as toxinas e fezes. Ainda, estão relacionadas com a prevenção do câncer de intestino. Esse tipo de fibra é encontrado em leguminosas, casca de frutas, cereais integrais e vegetais.

O ideal para se ter uma dieta saudável é a combinação desses dois tipos de fibras. Elas auxiliam na formação de uma boa flora intestinal, imunidade, saciedade e regularidade intestinal. Ainda, são essenciais para baixar ou controlar o açúcar, colesterol, reduzir gordura no fígado, etc. Pode ser necessário o uso de pré e pró bióticos, para ajudar nesse equilíbrio.

Porém, as fibras não são somente benéficas para todos. Quem tem doenças inflamatórias no trato digestivo (agudas ou crônicas) tem que suspender, controlar, reduzir, ou selecionar muito bem as fibras que vai comer. Isso porque, nesses casos, as fibras podem irritar, inflamar e causar mais desconforto. Dentre as doenças no trato digestivo, podemos citar como exemplo a gastrite, hérnia de hiato, esofagite e cólon irritável.

Não esqueça de sempre fazer acompanhamento médico e nutricional com profissionais de confiança. Somente eles podem te falar o que é melhor para você e sua saúde.

Precisa de ajuda?