Os suplementos são praticamente uma parte integrante de quem busca ganhar massa muscular através de atividades físicas, não é mesmo?
Os avanços da biologia molecular nos últimos tempos fornecem muitos aperfeiçoamentos que são considerados benéficos ao organismo, auxiliando no ganho de massa muscular e promovendo o da saúde.
É preciso, no entanto, que a utilização dos suplementos não seja feita aleatoriamente. O acompanhamento de um nutricionista é importante, principalmente para adequar o consumo dos suplementos às necessidades do organismo. Sempre personalizando a dieta e calculando as necessidades diárias de acordo com a atividade praticada.
Se você está fazendo atividades físicas, poderá usar os suplementos para potencializar os efeitos do treino e não para fazer com que eles sejam competidores de sua digestão dos alimentos normais. Nosso corpo precisa dos nutrientes vindos dos alimentos naturais, e os suplementos são uma complementação para os nutrientes.
São diversos os suplementos utilizados pelos aficionados em treinamento, e podemos fazer uma lista daqueles que você pode utilizar, conforme as necessidades corporais:
Suplementos hiperprotéicos/aminoácidos
São suplementos protéicos. Possuem compostos de aminoácidos essenciais ao nosso organismo que ajudam na formação de músculos.
- Whey protein, ou WP, é uma proteína derivada do soro do leite. Possui alto valor biológico e é um suplemento de absorção rápida pelo organismo. A indústria os apresenta em diferentes opções, como isolado, ionizado ou hidrolisado, termos para definir a pureza das proteínas. O WP pode ser utilizado em jejum pela manhã, antes de treinar ou antes de dormir. Como suplemento, o WP ajuda a promover músculos mais definidos e maiores, sendo excelente nutriente complementar para o organismo.
- BCAA: é um composto suplementar com três aminoácidos: leucina, valina e isoleucina. Seu uso acelera a síntese de proteínas. Seu consumo deve ser feito antes e depois do treino.
- Glutamina: é um suplemento aminoácido para fortalecer o sistema imunológico, servindo também para evitar o catabolismo, fazendo com que se possa treinar sem o extremo do over training. A glutamina aumenta os níveis de GH, o hormônio do crescimento, propiciando músculos maiores. Pode ser utilizado antes e depois do treino, ou pela manhã e à noite.
Suplementos Hipercalóricos
São suplementos que possuem um valor energético alto. Esses suplementos são compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, ou seja, aminoácidos que não produzimos no nosso organismo.
- Malto dextrina: um tipo de carboidrato com alto índice glicêmico, isto é, pode elevar rapidamente o nível de insulina presente no organismo. Atua para desenvolver células musculares, criando músculos maiores e mais fortes. Pode ser consumida uma hora antes do treino.
- Polivitamínico: são oferecidos em pílulas, cápsulas, líquidos ou em pó, e servem para complementar a falta de vitaminas e sais minerais no organismo. Sua utilização auxilia na construção muscular, aumenta a imunidade, combate radicais livres e faz um maior controle das funções hormonais. Seu consumo deve ser feito após o café da manhã ou depois do treino.
- Creatina: aumenta a capacidade muscular na realização de movimentos sem perda de potência, melhorando a captação de glicogênio nas células musculares. Em forma natural, a creatina existe nas carnes vermelhas e em peixes, como o salmão. Seu uso deve ser continuado, passando por duas fases, a de saturação e de manutenção, segundo prescrições de profissionais.
Suplementos Termogênicos
Ajudam no aumento do metabolismo. Contribuem na perda de peso e gordura corporal.
- Cafeína: também utilizada no combate à celulite, é utilizada para quebrar as células de gordura, aumentando a performance do atleta durante o treino. Deve ser usada com acompanhamento, já que é um estimulante que, se mal consumido, acaba debilitando o organismo.
- Caseína: um suplemento proteico de absorção mais lenta, que libera os aminoácidos durante mais tempo. Seu consumo antes de dormir mantém o organismo nutrido durante o período de sono.
- CLA: esse suplemento, em bom português ácido linoleico conjugado, possui funções múltiplas. Controla níveis de insulina, ajuda a reduzir as gordurinhas extras e melhora as taxas de colesterol e triglicerídeos. Segundo pesquisas recentes, o CLA também possui propriedades anticancerígenas. Sua utilização só é recomendada através de prescrições de nutricionistas e fisiologistas.
- Ômega 3: já bastante conhecido, o ômega 3, presente principalmente em peixes e linhaça, já pode ser consumidos em cápsulas. Sua utilização melhora a performance durante os treinos, eleva a força muscular e a potência aeróbica. Pode ser consumido todos os dias, não devendo exceder as quatro gramas diárias recomendadas.
- L-carnitina: é o suplemento preferido dos vegetarianos, uma vez que vai suprir as proteínas consumidas através da carne. Auxilia na perda de peso e melhora a capacidade física durante os treinos. O consumo não pode exceder a 3 gramas diárias.
Esses são suplementos que podem auxiliar na sua busca de melhor forma física, mas não quer dizer que seu consumo deve ser feito segundo a vontade própria. Há que se considerar que o organismo precisa, sim, de nutrientes, mas eles devem ser bem dosados. O excesso no consumo pode mais prejudicar do que ajudar.
Portanto, se você está buscando uma melhor forma, deve procurar saber de que nutrientes seu organismo precisa e qual a quantidade. A saúde é sua busca, lembre-se disso. Para isso consulte sempre o nutricionista.