Veganismo: entenda mais sobre esse estilo de vida

Veganos. Quem são? O que comem? Por que ser vegano? Descubra aqui!

Segundo a The Vegan Society, o “veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade com animais, seja para alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade”.

Veganismo não é dieta. Vai além de escolhas alimentares. É um estilo de vida e uma postura ética frente ao sofrimento e exploração dos animais. Seus adeptos lutam pela libertação animal em qualquer sentido, ou seja, não consomem nenhum tipo de produto ou alimento que tenha origem vegetal. Também boicotam produtos e marcas que realizam testes em animais ou os exploram em qualquer parte do processo.

Os motivos para exclusão são muitos, passando por aspectos de saúde, religião e espiritualidade. Porém, a maioria foca na questão ambiental e respeito aos direitos dos animais. Não é uma escolha fácil e não ocorre da noite para o dia, especialmente em uma sociedade como a nossa, onde estamos acostumados a consumir carne e derivados animais desde cedo.

Embora a lista de produtos restritos seja bastante extensa, ser vegano não traz nenhum tipo de malefício à saúde. Pelo contrário, a lista de benefícios é grande. Veja alguns exemplos:

  •         Pode prevenir diversas doenças, como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer, como o de intestino;
  •         Pode aumentar sua disposição, já que alimentos de origem animal possuem uma digestão mais lenta, sugando sua energia;
  •         Pode ajudar no processo de emagrecimento, já que não existe consumo de gorduras saturadas encontradas em produtos de origem animal, ao mesmo tempo em que há ingestão de alimentos ricos em fibras;
  •         Contribui para a economia familiar, pois carnes, derivados do leite e afins são bem mais caros que hortaliças, frutas e vegetais, especialmente se for época de safra.

Além disso, a prática do veganismo está cada vez mais fácil, especialmente em grandes centros urbanos. Com o número cada vez maior de adeptos, marcas, restaurantes e supermercados estão se abrindo para esse mercado e criando mais opções de consumo.

Importante: a dieta vegana pode ser feita, mas sempre sob supervisão, orientação e exames. Dessa forma, você também poderá fazer o controle da sua saúde, evitando perda de massa muscular e aumento no consumo de doces, por exemplo.

Busque sempre orientação profissional. Nunca faça por conta própria. Para isso, nós estamos aqui, prontos para te ajudar. Contamos com um serviço de cardápios personalizados e podemos montar um vegano, de acordo com suas necessidade. Entre em contato e solicite uma avaliação!

Precisa de ajuda?