Dezembro, janeiro e fevereiro são meses de férias escolares e viagem em família. Manter a alimentação saudável nesse período não é uma tarefa fácil, porém, não impossível, só precisa ter muita força de vontade.
Por isso separamos algumas dicas que valem para qualquer viagem, independente da época do ano. Confira!
Dica 1: Sabemos que a rotina muda, mas tente não quebrar o hábito de comer de 3 em 3 horas. Isso estimula o metabolismo e evita que você coma mais tarde ou na rua, caindo em tentações.
Dica 2: Leve lanchinhos pequenos e práticos na mala para manter o intervalo entre as alimentações, isso evita que o metabolismo fique lento e que você coma muito na próxima refeição. Se não estiver com muita fome você fará melhores escolhas. Frutas secas, barrinhas, snacks integrais e oleaginosas são alguns exemplos.
Dica 3: Faça boas escolhas para poder fugir da dieta. Quando estamos de férias a maioria das pessoas aproveita para comer tudo que tem vontade, não é mesmo? Se viajar para algum lugar onde a comida é diferente do seu dia a dia ou tiver a oportunidade de comer algo que não encontra fácil na sua cidade, você deve aproveitar e comer sim. Porém, não precisa passar o dia todo se “jogando” nas gordices. Que tal maneirar nas outras refeições?
Dica 4: No café da manhã opte por frutas, pães integrais, iogurtes, chás e sucos. Comece sempre a refeição com uma fruta levinha para saciar, ou pão integral com queijo branco, mas sem exageros. Não é porque o café da manhã do hotel tem mil opções que você tem que comer todas de uma vez.
Dica 5: Para o lanche da manhã e da noite tome um iogurte (adoro com granola!), uma fruta, barrinha de cereal ou mix de sementes. É algo fácil de carregar em qualquer passeio, além de ser gostoso e saciar a fome. Se você estiver na praia pode optar por um picolé de frutas.
Dica 6: No almoço e no jantar comece comendo uma salada, e só depois vá para as tentações. Tem quem pense “mas se vou comer uma porção de camarão, para que pedir a salada?” O motivo principal é que, se você come uma salada antes de algum prato, terá mais saciedade e comerá menos depois. E isso é ótimo para quem quer manter a boa forma!
Se não tem tentação no almoço/jantar, então capriche na salada e escolha uma carne branca para acompanhar. Dependendo do local da sua viagem você pode optar por uma sopa/caldo e até um lanche natural (você encontra nas barracas de praia e também é fácil de fazer se você estiver em uma acomodação onde tenha acesso à cozinha).
Dica 7: Aproveite o frigobar/geladeira. Não, não é pra você se jogar e comer/beber tudo que tem no frigobar do hotel ou encher a geladeira da casa/apartamento e comer o que quiser. Você pode aproveitar os dois para conservar frutas, iogurtes e outros lanchinhos para te socorrer quando bater aquela fome fora de hora.
Dica 8: Continue sua rotina de exercícios! Que tal dar uma olhada no que tem nas imediações de onde você estará? Muitas vezes encontramos um parque interessante, uma ciclovia, ou uma praia perfeita para praticar o esporte que gostamos.
Você também pode aproveitar a piscina e a academia do hotel, mas sou a favor de sair e conhecer a cidade ao invés de ficar dentro da hospedagem (desde que não seja um resort maravilhoso). Se não tiver outro jeito, aproveite a academia, mas se puder optar, faça exercícios ao ar livre.
A maioria das cidades turísticas também tem passeios que nos fazem mexer o corpo. Pode ser uma caminhada num parque, um passeio de barco com áreas para nadar, visita a cachoeiras, esportes radicais (os meus preferidos), entre outros. Você também pode ver as distâncias entre um passeio e outro, ou do hotel até lá e ir andando ao invés de utilizar algum transporte. Assim você se exercita e ainda conhece melhor o destino.
Gostaria de descobrir como emagrecer para o verão, desde receitas práticas a dicas de exercícios? Baixe agora o nosso ebook clicando na imagem abaixo:
A viagem é uma ótima oportunidade para sair da mesmice e curtir novos esportes. Aproveite!
Boas férias!!
Flavia Ramos e equipe!!