Faltam alguns dias pro inverno.
E, como as temperaturas já começaram a cair, as guloseimas passam a ser mais do que desejadas. Fondues, massas e chocolates têm espaço garantido durante essa época mas, para quem se preocupa com a saúde e a boa forma, essa não precisa ser a estação da engorda. Apesar da preguicinha de malhar é possível emagrecer quando o frio chega.
O segredo está no metabolismo. Nessa época do ano ele fica mais acelerado, pois gasta energia para manter a temperatura corporal. Assim, para que consigamos nos manter aquecidos, a tendência é que o gasto calórico basal seja maior.
Aproveite as dicas e mantenha a dieta em dia.
▪ Está com vontade de comer doces? Tente enganar com outras opções, como esquentar uma maçã ou pêra inteira no micro-ondas. Outra opção é esquentar uma banana cortada em tiras com adoçante, canela e cacau em pó opcional. Você pode, ainda, optar por compotas de frutas com açúcar (caso não seja diabético). Essas opções são melhores que os doces cremosos, que são cheios de gorduras e açúcares.
▪ Aproveite as noites frias para tomar chás quentes, como canela e cravo, com uma colher de chá de mel (se não for diabético) ou adoçante. Os chás acalmam, e ter uma boa noite de sono controla os ataques à geladeira e ajuda a rejuvenescer.
▪ Não esqueça de se alimentar a cada três horas a fim de estimular o metabolismo e evitar a ansiedade.
▪ Se ficar ansioso prepare em casa um caldo magro: cozinhe a proteína (carne, frango ou peixe) e deixe esfriar, de preferência na geladeira, para depois tirar a “nata” e incluir os legumes. Este “caldo magro” pode ser bebido puro desde que seja temperado com sal e alguns condimentos naturais, como hortelã, alho poró e aipo. Ele serve como substituto dos chás no meio da manhã ou no final do dia para aquecer e nutrir. Pode, ainda, acrescentar uma torrada de pão integral cortada em cubos.
▪ As sopas devem ser preparadas com legumes, verduras e grãos, pois são ricos em vitaminas e minerais antioxidantes que reforçam as defesas do organismo. Tempere com bastante alho e cebola, que ajudam a combater problemas respiratórios. Pode acrescentar fibras como farelo de trigo ou de aveia. Não adicione creme de leite, queijos ou massas.
▪ Não precisa abandonar as massas. Use uma ou duas vezes por semana, de preferência durante o dia. Deguste-as com molho de tomate, pomodoro ou pesto light, sempre acompanhadas com legumes. Algumas opções interessantes são: abobrinha verde com rigatoni; espinafre com espaguete; rúcula e tomate seco com penne; pizza com recheio de mussarela de búfala, tomate, palmito e rúcula; e pão integral com recheio de papaia grelhado.
▪ Privilegiar sempre a abertura da refeição com uma sopinha leve, fazendo escolhas inteligentes de legumes com poucas calorias. As sopas não precisam se tornar o prato principal, mas uma saborosa entrada.
▪ Não deixe que a preguiça tome conta de você. Continue realizando atividades físicas sem esquecer de alongar antes e depois. Não despreze também outras formas de se exercitar: pular corda, lutar boxe e dançar são ótimas opções.
▪ Bata o pó para shake light com leite desnatado ou de soja morno. É uma opção quente de baixa caloria.
▪ Use leite desnatado e cacau em pó ou achocolatado light / diet para preparar um delicioso chocolate quente.
▪ No preparo do fondue use leite desnatado e queijos magros, e substitua o pão por legumes.
▪ Nas Festas Juninas opte pelos alimentos assados ou cozidos e pelo doces sem cremes.