Exercícios Funcionais

por Simone Pinheiro
Profa. Esp. e Fisioterapeuta.

Treinamento Funcional é um método que pode ser utilizado tanto para a melhoria dos movimentos do dia-a-dia, assim como na performance esportiva. Faz com que o corpo realize movimentos mais eficientes através do fortalecimento da parte central do corpo, CORE, por meio de exercícios em bases instáveis. buscando o equilíbrio, a prevenção de lesões e a otimização do condicionamento físico.

Tais exercícios estão preocupados com a excelência do movimento, ou seja, com a melhor execução do gesto motor, dando harmonia para o corpo, e com a estabilização das articulações para prevenir lesões.

Algumas vantagens do treinamento funcional:

  • Melhora do equilíbrio muscular;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Desenvolvimento da consciência e controle corporal;
  • Melhora da postura;
  • Diminuição da incidência de lesão;
  • Aumento da eficiência dos movimentos.

Existem vários recursos que podem ser utilizados para melhorar a capacidade funcional do indivíduo, como a bola, elásticos, superfícies instáveis, prancha de equilíbrio, entre outros.

É importante dizer que todas as faixas etárias podem se utilizar dos exercícios funcionais, sendo bem orientados, buscando o fortalecimento da musculatura mais profunda e harmonia dos movimentos.

Fonte: Exercícios Funcionais: Alternativa de treinamento e tratamento; M.V.S.Gomes, Ed Livre Expressão.

December 10, 2011 · by  · in Nutrição Esportiva · Tags:

1 Comment

  1. junior says:

    Parabéns pelo novo sit, ficou show !

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